Em 2013, fiz a primeira lista de “Os Dez Melhores Sites Brasileiros De Música” (veja aqui). Daqueles, oito ainda seguem ativos e bem importantes. Mas outros surgiram, cresceram, ganharam destaque e merecem atenção constante, como os primeiros dez citados.
Como disse à época, é importante esse guia. Embora o Twitter e o Facebook sejam bem mais eficientes na agilidade da propagação da informação (hoje, qualquer um com um mouse e numa rede social é “propagador de conteúdo”), alguns sites e blogues valem ser seguidos de perto porque são feitos, produzidos, alimentados por pessoas que pensam, fuçam, descobrem, geram conteúdo próprio, emitem opinião embasada e acabam, por definição, como bons instrumentos pra se conhecer o que mais instigante se faz musicalmente mundo afora.
As publicações aqui escolhidas são mais ou menos o que o Floga-se segue e faz questão de compartilhar o conteúdo. É um conteúdo bem diversificado – do mais acessível ao mais subterrâneo.
Já são vinte sites selecionados que você precisa seguir, uma fonte inestimável de informação e boas dicas. Use esse guia, acesse todos essas publicações e repito: não, não esqueça do Floga-se depois de vasculhar esse mundo maravilhoso.
505 INDIE
Site: http://www.505indie.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/505Indie/
Twitter: @505indie
Status: Atividade frequente
Editado por Flavio Testa, é um site que mistura opinião e hard news, surgido em 2011. Apesar das dificuldades, consegue manter certa periodicidade de entrevistas, resenhas e matérias especiais. É um dos porto-seguros pra quem quer seguir a tal “indie music” e ler sobre ela em português.
CRUSH EM HI-FI
Site: http://crushemhifi.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/crushemhifi/
Twitter: @crushemhifi
Status: Atividade frequente
O mais interessante do Crush Em Hi-Fi é o foco nas bandas iniciantes nacionais – “bandas independentes, entrevistas, listas, música de todos os tipos, formatos, cores e velocidades”, diz a descrição. Relativamente novo, de janeiro de 2015, o site procura dar espaço a qualquer banda subterrânea minimamente interessante, lado a lado com a história de grandes obras e artistas.
SOUNDS LIKE US
Site: http://slikeus.com/
Facebook: https://www.facebook.com/slikeus/
Twitter: @Slikeus
Status: Atividade frequente
“Como um quintal de casa, pra onde se leva os amigos, se serve umas bebidas e uns quitutes e se convida pra um bom dia (ou uma boa noite). É essa a experiência que nós, Vina e Amanda, esperamos promover no Sounds Like Us”. Amanda Mont’Alvão e Vinicius Castro são um casal que gosta de falar de música e da música que eles gostam. Matérias longas, entrevistas bem feitas e personagens ilustríssimos da música mundial preenchem as páginas. Leitura deliciosa.
O VOLUME MORTO
Site: http://www.ovolumemorto.com/
Facebook: https://www.facebook.com/ovolumemorto/
Twitter: Não tem
Status: Atividade frequente
GG Albuquerque entrega o melhor site sobre a música torta brasileira: entrevistas detalhadas, boas resenhas e boas análises. Os sons tortos têm a sua melhor casa.
CULTURA DISSONANTE
Site: http://culturadissonante.blogspot.com.br/
Facebook: Não tem
Twitter: @cultdissonante
Status: Atividade moderada
Antônio Sevilha criou o Cultura Dissonante em 2011 e o nome é perfeito pro conteúdo que apresenta: música extrema ou, nas palavras dele, “cultura que destoa do cenário comum”. A série “500 discos de música criativa e extrema” é uma verdadeira bíblia.
NA MIRA DO GROOVE
Site: http://namiradogroove.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/namiradogroove/
Twitter: @namiradogroove
Status: Atividade frequente
Site capitaneado por Tiago Ferreira, nasceu em 2010 e procura um olhar diferente em obras e histórias do rock e o jazz ao avant-garde. Resenhas, listas e curiosidades então na mira do site.
CAMARILHA DOS QUATRO
Site: https://camarilhadosquatro.wordpress.com/
Facebook: https://www.facebook.com/CamarilhaDosQuatro/
Twitter: @camarilha
Status: Atividade moderada
“Revista de crítica musical”: é assim que o site se define. Mas é basicamente um repositório do podcast mais musicalmente amplo da Internet. Músicas do mundo inteiro, literalmente. Cada edição é um banho de descobertas.
FREE FORM, FREE JAZZ
Site: http://www.freeformfreejazz.com/
Facebook: https://www.facebook.com/freeformfreejazz/
Twitter: @freeformjazzy
Status: Atividade frequente
Fabricio Vieira (do Valor Econômico) comanda o blogue de posts curtos. O nome do blogue já diz tudo, mas a descrição especifica: “música de improviso, jazz anárquico, avant-garde, noise, modern creative. Free the Jazz!”.
ALTNEWSPAPER
Site: http://www.altnewspaper.com/
Facebook: https://www.facebook.com/altnewspaper/
Twitter: @altnewspaper
Status: Atividade frequente
Enquanto o Hominis Canidae é o maior repositório de música independente brasileira, o Altnewspapaer é seu irmão “opinativo” e jornalístico. Diego Albuqerque e Paulo Marcondes tocam a empreitada desde 2010, com alguns colaboradores, em textos críticos, ora bem-humorados e bem antenados.
NEW YEAH!
Site: http://newyeah.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/NewYeahMusica/
Twitter: @NewYeahMusica
Status: Atividade frequente
O caçula da lista nasceu em 2013 e se diferencia por apresentar artigos interessantes e originais. Vale vasculhar. “O New Yeah acredita que pode haver uma nova forma de falar sobre música na web. Uma forma tão direta, tão democrática e tão independente quanto a própria Internet”, dizem.