“Em junho de 1983, fui no meu primeiro show. Foi do Kiss, no Morumbi (SP). Sempre curti rock & roll, desde moleque. Com 13 anos, resolvi ir para o conservatório aprender a tocar batera. Cheguei a tocar nos barzinhos em São Paulo. É mais um hobby, um tesão. Viver da música talvez eu não conseguiria, acho que não tenho esse talento, mas é um tesão, uma paixão. Música é paixão”, disse Benjamin Back na bela reportagem feita por Alexandre Araújo e Bruno Braz pro UOL (de onde roubei a foto, de autoria de Ricardo Borges, que abre este artigo).
Camiseta do Iron Maiden, língua pra fora e mãos fazendo chifrinho. Longe do estereótipo do economista sisudo, profissão que estudou e se formou, pela PUC de São Paulo, Back é conhecido pela irreverência do longevo “Estádio 97”, programa que fez parte e comandou por quase duas décadas numa rádio paulistana; e por gerir, com igual irreverência, o “Fox Sports Rádio”, na Fox Sports.
Benja, como é conhecido, é jornalista esportivo, tem trânsito livre entre os maiores e históricos nomes do futebol brasileiro, mas não é possível desvencilhar sua figura das guitarras – no seu caso, da bateria, seu instrumento de paixão – e do rock setentista pesado. É um dos poucos que o telespectador/ouvinte consegue fazer tal associação: Benja é humor, é informação, é futebol, é rock.
Nesta edição de Os Discos Da Vida, ele mostra em dez discos que tal ligação dura até hoje e, pelas obras escolhidas, não podia ser diferente: está na alma, na pele, nos ouvidos. Benja é total rock!
—
Iron Maiden – “Piece Of Mind” (1983)
O primeiro disco do Iron Maiden que eu comprei, e aí que tudo começou! Um álbum que tem “Revelations” e “The Trooper” não tinha como não ser fantástico, isso sem falar na capa dupla, com o Bruce Dickinson com garfo e faca, e um cérebro servido a mesa!
Ouça “The Trooper”:
—
Rush – “2112” (1976)
Aos 13 anos, comecei a tocar bateria e aí não tem como não idolatrar Neil Peart! O lado A desse disco eu definiria como genial! Pra mim, o melhor álbum que o Rush fez até hoje!
Ouça “2112” (o lado A na íntegra):
—
Ozzy Osbourne – “Blizzard Of Oz” (1980)
Ozzy voando no seu primeiro disco-solo, isso sem falar na participação de um guitarrista incrível e que infelizmente foi embora cedo: Randhy Rhoads! “Crazy Train” e “Mr.Crowley” são verdadeiras obras-primas!
Ouça “Crazy Train”:
—
New Order – “Low Life” (1985)
Pra mim, uma das melhores bandas dos anos 1980! Esse disco abriu as portas da música eletrônica pro mundo, apesar do Kraftwerk ter sido a pioneira ainda nos anos 1970; porém, o New Order influenciou toda uma geração!
Ouça “Love Vigilantes”:
—
Racionais MC’s – “Sobrevivendo No Inferno” (1997)
Sem dúvida alguma, um dos dez melhores discos da história da música brasileira! Esse álbum abriu de vez as portas do rap no Brasil! Musicalmente genial, e as letras fantásticas! A realidade da periferia contada em forma de música! Mano Brown é um gênio!
Ouça “Formula Mágica Da Paz”:
—
Pink Floyd – “The Wall” (1979)
Dispensa comentários.
Ouça “Goodbye Blue Sky”:
—
Led Zeppelin – “Led Zeppelin IV” (1971)
Um disco que tem: “Stairway To Heaven”, “Black Dog”, “Rock’n’roll” e “Going To California” também não precisa dizer mais nada… Plant, Page, Bonham e Jones: quarteto mágico!
Ouça “Going To California”:
—
The Rolling Stones – “Hyde Park Live” (1969/2015)***
Uma aula de rock’n’roll ao vivo! O carisma de Mick Jagger e um dos rifes de guitarra mais marcantes da história do rock!
Ouça “Honky Tonk Women”:
***N.E.: Back refere-se ao evento de 1969, que só foi lançado em 2015 como DVD (um vídeo-álbum e documentário). Não confundir com o disco ao vivo de 2013, “Sweet Summer Sun: Live In Hyde Park”.
—
AC/DC – “High Voltage” (1976)
Angus Young e Bon Scott mudaram a história do rock’n’roll! Esse disco é uma pedrada só! Dá vontade de pegar uma estada e ir embora…
Ouça “TNT”:
—
Black Sabbath – “Paranoid” (1970)
A meu ver, desse disco surgiu o heavy metal! Desse álbum de 1970 surgiram clássicos como “Paranoid”, “War Pigs” e “Iron Man”! Não precisa dizer mais nada, né?
Ouça “War Pigs”:
—
Na edição anterior, “Os Discos da Vida: Ricardo Schott (Pop Fantasma)”.
Grande benja ,em todos os aspectos como apresentador , comentando e pra ouvir música então nem se fala parabéns pela matéria
Maravilha.
Certamente vai poder comprar muitos outros CDs e ingressos para shows com a grana que recebeu do governo Bozo para fazer comercial.