Virou tradição. Pelo terceiro ano seguido, o Floga-se contribui pra aquela que considera a melhor lista de melhores do ano, além, claro da lista do próprio site (sim, o volume morto da modéstia já foi pelo ralo).
O que faz essa lista ser tão legal, além do formato de revistinha, é a pluralidade em que se baseia. Ao contrário da do Floga-se, onde só poucos colaboradores votam, dando especificamente a cara do site ao resultado final; e ao contrário de todas as outras de tantos outros sites e blogues e revistas e jornais, com formas de escolha e número de eleitores diversos (de um apenas até algumas centenas); aqui juntam-se amantes da música no sentido que faz sentido nos dias atuais, o da procura ativa pelo novo, e não da passividade da relação com gravadoras, selos, assessorias e artistas.
Cabe dizer que não há contradição no fato de a Sinewave ser um selo. Quem participa do Grupo Sinewave no Facebook está lá não pra babar ovo em cima das bandas do selo, que nem sempre têm vez na lista de melhores do ano (e se têm, é na maior parte por méritos de divulgação e criação da própria banda). As pessoas estão lá pra trocar informação sobre música – e música normalmente desconhecida, torta e fora do radar dos grandes veículos, sem excluir os medalhões aclamados mundo afora. É um bom mix.
Essa é a lista mais completa porque, com seus mais de setecentos discos citados (os trinta primeiros ganharam uma resenha especial), é possível recordar discos que foram lançados no ano (e nem lembrávamos ou sabíamos) e conhecer muita coisa nova, desde o indie brasileiro até o mais torto metal da Finlândia. Vasculhar e conhecer é preciso.
Abra a revistinha abaixo e aproveite.
[…] http://www.botequimdeideias.com.br/flogase/os-melhores-discos-de-2014-pela-comunidade-da-sinewave-no… […]