Eis a quarta edição da lista de melhores do ano mais bacana da Internet (mais até do que a do Floga-se).
Não é um exercício gratuito de modéstia: a diferença entre esta e as outras, do nosso site e de tantas outras publicações Internet afora, é que aqui a pluralidade realmente se faz presente. Uma pena que apenas uma pequena amostra dos mais de cinco mil membros da Comunidade da Sinewave no Facebook participa, pois certamente o resultado seria ainda mais robusto.
Mas nessas quatro edições da lista, uma certa média vem sendo alcançada no número de discos citados (indicados) e no número de listas enviadas.
Enquanto na lista do Floga-se (e de outros tantos sites bacanas) são pouco mais de dez críticos ligados ao site, e assim há uma proximidade editorial com o que o site fala durante o ano, aqui a diversidade é o ponto-chave, é o que faz a graça, incluindo músicos, jornalistas e amantes “comuns” de música, da mais pop à mais torta.
Se o Floga-se tem a lista de melhores do ano por votação aberta aos leitores (veja aqui o resultado), permitindo às bandas se promoverem, aqui são ouvintes mesmo, gente como a gente dando seus pitacos, analisando os discos, indicando um bocado de coisa obscura e outras que simplesmente esquecemos ao final do ano.
E tem o formato de revistinha, que já ficou famoso, deixando o formato mais charmoso e agradável. Além dele, uma novidade, uma playlist com músicas dos trinta primeiros colocados (veja mais abaixo).
Mergulhe nessa publicação e, enfim, já pode dizer: o ano de 2015 pra música finalmente se encerrou.
Revista:
Playlist: