Antes que o piadista não resista e fale que se trata de “revelações” espirituais, religiosas, sobrenaturais ou coisa que o valha, é bom dizer que o termo é esse mesmo, pra mostrar artistas que brotaram pra relevância em 2011. E, ainda, carece o esclarecimento de que o número de revelações aqui apontadas não é suficiente pra descrever o quão fértil foi esse ano em termos de surpresas e bandas novas – o que é, de fato, algo um tanto sobrenatural (fora do normal).
É óbvio que mais uma vez as escolhas são discutíveis, inclusive quanto aos critérios (quando realmente uma banda “se revela”?), mas tomamos meio que a saída mais fácil e simples pra isso: revelação é aquele artista que “se mostra” pela primeira vez ao votante, o que resultou em votos até estranhos, de bandas que estavam no segundo disco… Mesmo assim, é certo que nenhuma delas poderia ser desqualificada: são bandas que se fizeram relevantes, finalmente, em 2011.
São cinco artistas internacionais ou nacionais que mais surpreenderam a equipe (cada um escolheu cinco “revelações”, nacionais ou internacionais, sendo que a pontuação máxima era 5; a mínima, 1; e a menção honrosa valia 0,5) – leia com atenção o método aqui, no final do post.
Antes da lista final, eis as revelações que foram escolhidas como as melhores do ano por apenas um votante:
Dead Skeletons
*** Revelação do Ano pra AS ***
Votantes: 1 (AS)
Pontos: 5
Link Floga-se: clique aqui
Disco: “Dead Magick”
Ouça: “Kigdom Of God”
Noala
*** Revelação do Ano pra EC ***
Votantes: 1 (EC)
Pontos: 5
Link Floga-se: não disponível
Disco: “Noala”
Ouça: “Senil” (ao vivo)
Piresian Beach
*** Revelação do Ano pra FN ***
Votantes: 1 (FN)
Pontos: 5
Link Floga-se: não disponível
Disco: “Fuck Your Mind”
Ouça: “Fuck your Mind!”
The Lost Rivers
*** Revelação do Ano pra RM ***
Votantes: 1 (RM)
Pontos: 5
Link Floga-se: não disponível
Disco: “My Beatific Vision”
Ouça: “Death Of Eve”
Agora, a lista final, com as cinco escolhas que receberam mais de um voto e que mais pontuaram, de acordo com a metodologia de apuração. Só uma observação: não estranhe, houve realmente um empate na quinta posição.
5.
Lanterns On The Lake
*** Revelação do Ano pra JVM ***
Votantes: 2 (FL e JVM)
Pontos: 5,5
Link Floga-se: clique aqui
Disco: “Gracious Tide, Take Me Home”
Os ingleses do Lanters On The Lake não são exatamente uma novidade. A banda surgiu em 2007, em Newcastle, e já lançou dois EPs, “The Starlight”, em 2008; e “Misfortunes And Minor Victories”, em 2009. Mas foi só em 2011, com o brilhante e emotivo “Gracious Tide, Take Me Home”, lançado pela Bella Union, que ganhou espaço e alcançou ouvidos por essas terras. Uma revelação e tanto, daquelas de você se martirizar por não ter ouvido antes.
Ouça: “Ships In The Rain”
5.
lavalsa
Votantes: 3 (FL, AS e FB)
Pontos: 5,5
Link Floga-se: clique aqui
Disco: “lavalsa EP”
Em abril deste ano, a Sinewave lançou o primeiro EP do quarteto curitibano lavalsa (assim mesmo, tudo em minúsculas). “lavalsa EP” tem apenas quatro músicas, mas duas delas, “Simon’s Song” e “She Floats”, já valem por um álbum de doze. A banda surgiu em 2010 e merece toda sua atenção. Pra baixar o disco de graça, clique aqui.
Ouça: “She Floats”
4.
Pink Playground
Votantes: 3 (FL, RM e CP)
Pontos: 7,5
Link Floga-se: clique aqui
Disco: “Destination Ecstasy”
O Pink Playground é outra banda que não é exatamente nova. Em 2010, lançou um EP, “Pink Dream”; e um EP conjunto com a Bad Life, “Seventeen”. Mas foi só esse ano, com o LP “Destination Ecstasy”, que sua mistura de chiadeira a la Jesus & Mary Chain e o gótico de Cocteau Twins e X-Mal Deustchland se fez notar com maior envergadura. É um dos bons nomes do shoegaze que ruidou em 2011.
Ouça: “Dark Bloom”
3.
Cults
*** Revelação do Ano pra LD ***
Votantes: 4 (FL, MC, LD e CP)
Pontos: 9,5
Link Floga-se: clique aqui
Disco: “Cults”
Brian Oblivion e Madeline Follin formaram o Cults em 2010, no intervalo das aulas de faculdade. Um ano depois, com o lançamento do sensacional “Cults”, já se viram como escalação certa nos grandes festivais mundiais. A vida mudou. O Cults ainda é cult, coisa pra poucos, não toca em rádio, não tá na tevê, mas acredite: é por pouco tempo.
Ouça: “Abducted”
2.
Starfire Connective Sound
*** Revelação do Ano pra FL ***
*** Revelação do Ano pra FB ***
*** Revelação do Ano pra CP ***
Votantes: 3 (FL, FB e CP)
Pontos: 15
Link Floga-se: clique aqui
Discos: “Starfire Connective Sound EP” e “The Sun Also Rises EP”
Al Schenkel é de Santa Catarina. Quando do primeiro contato do site com ele, pra uma apresentação, uma entrevista, até hoje, a relação do Floga-se com ele evoluiu bastante. Hoje, Schenkel é colaborador, com a coluna “Esquizofrenizando”. O leitor poderá desconfiar, pois, dessa escolha e estará no direito até o momento em que prestar atenção e ver que ele não votou em si. Entretanto, mais do que isso, deverá concordar ao ouvir os dois EPs que lançou em 2011. Não são discos bem acabados, nem masterizados estão, mas é aí que mora o maior elogio: o que o Starfire Connective Sound seria com todo o acabamento profissional de uma produção mínima? Os próximos passos dirão. Pra baixar de graça os discos, vá aqui.
Ouça: “Electric Whore”
1.
Yuck
*** Revelação do Ano pra MC ***
Votantes: 6 (FL, FB, JVM, MC, LD e CP)
Pontos: 17
Link Floga-se: clique aqui
Disco: “Yuck”
Ok, tirando o Vaccines e a Lana Del Rey, não teve ninguém tão iniciante e tão comentado e falado em 2011. O começo do ano, de fato, foi meteórico pro quarteto londrino, tudo culpa dos dois singles matadores lançados em 2010, “Rubber” e “Georgia”. O Floga-se acompanhou tudo de perto, desde o começo, em janeiro, quando colocaram no mercado o primeiro disco, “Yuck”, e quando quase ninguém sequer sabia do que se tratava. E foi meteórico: poucos meses depois, o grupo já fazia um show no Brasil! É estranho, mas o Yuck termina 2011 com a impressão de uma banda veterana. Tomara que o ciclo não tenha se encerrado.
Ouça: “Holing Out”
[…] – Show (Nacional e Internacional) – Capas – Micos (o que foi mais “vergonha-alheia”) – Revelação – Malas (Nacionais e Internacionais – as pessoas e eventos mais chatos e irritantes) – […]
A `´maravilhosa´´ Lana del rey fica onde nessa? Vai blogueiro famoso no mundinho “indie – mala´´, que vai reclamar ? Lana del Rey, the best of 2011 e que se dane essa tal bandinha Yuck .
ahahahhahaha lana del quem!??!?!rey?ahahhahahahhahhahahha piada
[…] OS MELHORES DO ANO – 2011: REVELAÇÕES […]