No Floga-se, é assim: fora do comum. Pra chegar aos melhores do ano, escolhemos pessoas que têm ligação forte com o site, o que acaba resultando em listas diferentes do usual, naturalmente. Porque é essa a essência do site: não buscamos o clique fácil, estamos atrás de informação nova, de curiosidades, daquela banda que os grandes sites e blogues indies-festivos não se prestam a dar espaço.
Mas há coerência, abertura. Por isso, nas listas abaixo você encontrará desde o mainstream até o mais obscuro. Achamos que há música em todo lugar, de todas as formas. Música é música, não tem nacionalidade, é universal, principalmente quando se trata de música dita “jovem”.
Dessa forma, mudamos pro que achamos o “óbvio”: não diferenciamos mais “música nacional” de “música internacional”. Realmente não faz sentido. Vale repetir: música é música, sem fronteiras, sem bandeiras. Mantivemos apenas a divisão de clipes nacionais e gringos e shows nacionais e gringos, porque aqui há de fato uma diferença enorme, seja no investimento, custo da produção e acesso a equipamentos (no caso dos vídeos), seja no interesse desequilibrado do público a um e a outro (no caso dos shows, o que é compreensível, já que o Brasil ainda pena pra se firmar como rota de artistas).
Os votantes estão identificados abaixo (a sigla dos nomes os identificará nas listas). São eles que fazem das nossas listas algo diferenciado, uma postura que o Floga-se se apegará sempre.
Veja também dez listas de melhores de 2013 dos principais sites gringos.
E veja as listas dos sites nacionais.
As categorias, os votantes e o processo foram esses:
CATEGORIAS
– Discos
– Músicas
– Shows (nacionais e internacionais)
– Capas
– Revelação
– Vídeos (nacionais e internacionais)
– Shows que desejamos ver em 2014
VOTANTES
– Al Schenkel (AS): responsável pela coluna “Esquizofrenizando”
– Aldo Hanel (AH): responsável da coluna “Viagens Orientais”
– Amanda Mont’Alvão (AM): integrante do podcast “O Resto É Ruído”
– Cadu Tenório (CT): responsável pela coluna “Engrenagem”
– Carlos Perrella (CP): colaborador
– Diego Albuquerque (DA): editor responsável pelo site Hominis Canidae
– Elson Barbosa (EB): editor do podcast O Resto É Ruído
– Fabio Bridges (FB): editor responsável pelo site Pequenos Clássicos Perdidos
– Fernando Lopes (FL): editor responsável pelo Floga-se
– Gustavo Bertassolli (GB): editor responsável pelo site Ignes Elevanium
– Janaína Azevedo Lopes (JAL): colaboradora
– João Vítor Medeiros (JVM): responsável pelo Twitter do @indiedadepre
– Maurício Catellani (MC): colaborador
– Raul Ramone (RR): editor responsável pelo site Degenerando Neurônios e colaborador
– Renato Malizia (RM): responsável pela coluna “Noise Waves”
METODOLOGIA
Todos votam nas categorias “DISCOS”, “MÚSICAS” e “SHOWS”. O primeiro item da lista pessoal de cada votante recebe pontuação máxima (se forem 10 itens, o 1º colocado = 10 pontos), o segundo, um ponto a menos (se forem 10 itens, o 2º colocado = 9 pontos), até o último item escolhido, que recebe um ponto apenas.
Pra evitar distorções, o voto e sua pontuação referente só são computados se outra pessoa também votar em tal item escolhido, mas todos os preferidos de cada um (os primeiros colocados de cada lista) serão publicados nos posts de cada categoria.
As outras categorias são escolhidas apenas pelo editor do site.