OUÇA: AS DEZOITO HORAS DE “OK COMPUTER”

“Fomos hackeados semana passada – alguém roubou os arquivos do minidisc de Thom (Yorke), da época do ‘OK Computer’, e passou a pedir cento e cinquenta mil libras, ou ia divulgar as músicas. Então, ao invés de reclamar – muito – ou ignorar, lançamos todas as dezoito horas no Bandcamp. Só pelos próximos dezoito dias. Daí, por dezoito libras, você pode descobrir se devíamos ter pago aquele resgate. Nunca quisemos que viesse a público esses sons (embora alguns trechos entraram no cassete de relançamento do disco), é só vagamente interessante. E muito, muito longo”: publicou Jonny Greenwood em suas redes sociais, sobre as dezoito horas de sessões do “OK Computer”, que o Radiohead acabou publicando no Bandcamp.

São dezoito faixas de música, a maioria beirando uma hora de duração. Mas são descartes curiosíssimos do que viria a ser o grande disco da banda – e um dos maiores da história da música jovem.

O Radiohead não é bobo. Sabe que essas dezoito horas gratuitas por dezoito dias são mais do que suficientes pra essas gravações ganharem a eternidade em sistemas de trocas gratuitos de arquivos. Na prática, a banda deu de graça a todos essas gravações. Por outro lado, como bem mostrou “In Rainbows”, tem também um público fiel, que é capaz de findo os dezoito dias pingar uma grana na conta deles. Depende de cada um.

O hacker, esse, ficou sem nada. Nem mesmo com a exclusividade.

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.