Juçara Marçal e Cadu Tenório lançam o disco “Anganga” em 6 de outubro de 2015, via QTV (claro) e Banda Desenhada Records (não conhece o site? entra aqui).
É um disco com conceitual bem interessante. Segundo Cadu, “resolvemos resgatar cantos antigos, muitos presentes naquele disco clássico chamado ‘Canto Dos Escravos’ (editado em 1982), e meio que rolou de minha parte uma espécie de compor peças por cima dos cantos”.
“Canto II” é a primeira amostra do projeto. De acordo com a descrição do selo, é um “canto ancestral dos negros benguelas de São João da Chapada, Diamantina, Minas Gerais”. Os cantos do disco foram “colhidos e transcritos pelo filólogo, professor e linguista mineiro Aires da Mata Machado Filho”.
São oito faixas no disco. Uma das faixas não tem letra e, segundo Cadu, “Juçara usa a voz de forma a complementar o instrumental; de resto são todas composições que foram feitas pra ‘abrigar’ e acompanhar os cantos”.
Aqui, temos a bela voz de Juçara sobre os sintetizadores, objetos amplificados, cassetes, microfones de contato, violão e violino preparados, fazendo a balbúrdia delirantemente deliciosa de Cadu Tenório.
Ouça:
[…] Ouça “Canto II” no player acima (via Floga-se). […]