A loirinha Katie Stelmanis não caiu de paraquedas na música. Ela estudou piano e violino e cantou na Canadian Opera Company. Mas se encheu, mandou tudo à merda e montou o Austra, com outros dois amigos, pra cair na pista de dança. Quer dizer, em partes.
Porque o primeiro disco do Austra, “Feel It Break”, é eletrônico mas não é exatamente pras pistas. Pede remixes, mas não é pras pistas – os remixes serão.
“Feel It Break” transita por aquela categoria de eletrônico que era bastante comum no início dos anos 1980, com o Cars e o Blondie, por exemplo, que tinham algo soturno, dark – e que a Siouxsie & The Banshees captou muito bem em “Peepshow”, de 1988.
Além da espetacular “Lose It”, é bom ficar de ouvidos atentos a “Beat And The Pulse”, pra entender do que se trata (a levada no começo de “Spellwork” é Blondie total).
A escolha de Stelmanis foi extremamente feliz. Não dá pra definir se a música clássica perdeu uma grande intérprete, mas é possível dizer que o pop foi elevado com essa decisão.
Ouça “Feel It Break” na íntegra (não sei até quando fica disponível):