— PROMOÇÃO ENCERRADA —
O ganhador foi…
11. Fernando Da Silva Oliveira
Participantes:
01. Wilson Samoyedem
02. Flavio A. Carvalho
03. Rafael Bonvenuto ·
04. Maricy Alexandrino
05. Tim Fleming
06. Benjamin Neto
07. Sunday Wamala
08. Michelle Barros Maia
09. Leila Vergal Rostirola
10. Murilo Marin
11. Fernando Da Silva Oliveira
12. Marcelo Dantas
13. Vitor Silveira Pereira
14. Ramon Alves
15. Jose Luiz Soares
16. Erik Lopes
17. Brenna Oriá
18. Hector Raposo
19. Leonardo Marsicano
20. Roger Sousa
21. Cesinha Marin
22. Ricardo Borges
23. Tadeu Beirão
24. Adeson Moraes
25. Sulfürica Billi
26. Pérola Valle
27. Johnny Mateus
28. Michelle Modesto
29. João Correia
30. Eduardo Rossler
31. Pauleira Cezar
32. Antonio Sevilha
33. Arin Barreto
34. Renato Araujo
35. Weber Castro
36. Fabiana Almeida
37. Leandro Melo
38. Leandro O. Duarte
39. Virginia Maria
40. Cris Pita
41. Daniela Magalhaes
42. Henrique Almeida
43. João Benedito
44. Erick Allan
Lá se vão dez anos de produção e os cariocas da The John Candy atingem uma marca que pouca banda consegue nesse nosso pouco observado subterrâneo musical.
Nesses dez anos, muitos grupos e artistas vieram e foram, sucumbiram à falta de público, à falta de interesse da mídia, aos holofotes que teimam em esnobar sua arte. Mas a John Candy sobreviveu.
Vinícius Leal (guitarra e voz) fala sobre as dificuldades: “toda a cena independente brasileira é meio amadora, as bandas ficam trabalhando sozinhas e a maioria delas não sabe fazer isso…. Não dá pra contratar gente pra fazer uma assessoria, uma produção. Aí, a gente cai no ciclo, não anda, é amador, logo o alcance é pequeno pro que poderia… Assim fica sempre no mesmo lugar, não tem grana”.
Já são quatro discos lançados nesses dez anos de carreira e de sobrevivência: “In Your Arms I Was Happy” (2005), “Overdrive Beach” (2008), “Dreamscape” (2012) e o recente “Ghostpedia” (2015). Um feito.
“As pessoas hoje em dia mal consomem música, perdeu o valor. Nego caga. Hoje sai um álbum, as pessoas baixam de graça, cinco minutos depois já estão ouvindo outro, e depois outro… Mas a gente se importa com quem consome. Foda-se se dez pessoas escutam meu disco e me seguem, já é lindo…. Assim como deve ser no Floga-se“, diz Vinícius. “A gente não quer mentira. Tipo, não fico convidando amigos aleatórios pra ‘curtir’ nossa pagina, pra ela ficar lá com um milhão de pessoas. Prefiro ter oito likes de verdade. Vejo bandas com essa mentalidade, aí se frustam porque a real não é essa”.
E segue na análise: “o cara faz os primeiros shows, cheio de amigos que foram lá ‘pra dar uma força’, chega no décimo show, tem três pessoas, aí ele fica mal e em três meses termina a banda, se iludiu e tal… Nesses dez anos, o que a gente viu de banda que começou e terminou… São muitas que foram nessa: começam, dão uma ‘hypada’ com os amigos da faculdade, uma bombadinha em rede social e pronto, acabou”.
Por isso, nesse cenário desalentador, uma década é algo pra se comemorar. E a John Candy está comemorando de uma maneira diferente: lançando um pen drive com cinco gigabytes e meio de conteúdo abrangendo toda a obra da banda.
Contém os quatro álbuns cheios (em mp3 e wav), faixas extras, versões, videografia (clipes e compilação de shows), letras e centenas de fotos. É uma peça única, de valor inimaginável aos fãs mais ardorosos e àqueles que querem conhecer a história do “nosso Teenage Fanclub” (alcunha minha).
Vinícius conta como surgiu a ideia: “hoje em dia, o ‘normal’ é você não consumir música a partir de qualquer mídia física. Todo mundo tem tudo no computador, MP3 player e por ai vai. Acho que esse tipo ‘box’, pra lembrar aquelas caixas de CDs, nunca foi lançado. Eu pensei ‘preciso lançar um formato que seja um caminho fácil pras pessoas consumirem nos dias de hoje”.
A peça custa R$ 30,00 apenas e pode ser encomendada no e-mail thejohncandy@yahoo.com.br. É uma edição limitadíssima, com só cem cópias – e tem vendido bem, segundo Vinícius.
Mas o Floga-se vai sortear um pen drive pra ilustre leitora/leitor. Basta deixar seu endereço de e-mail aí embaixo nos comentários. O sorteio acontece dia 15 de março de 2016. A própria banda enviará a peça à sorteada/ao sorteado.
Participe!
Ouça o primeiro disco da banda na íntegra:
Eu quero participar do sorteio.
Erick.allan3000@gmail.com