QUASE COADJUVANTE – VERMELHO EP

A QUASE COADJUVANTE não é uma banda nova (pra entrar aqui na seção “Indicamos”), mas como é a primeira vez que falo dela, merece o cantinho. Mas merece principalmente por conta do novo EP, “Vermelho”, lançado no dia 2 de novembro de 2014, no Bandcamp da banda.

O trio formado por Jonathan Tadeu (voz e guitarra), Tiago Gomes (guitarra e vocal) e Filipe Monteiro (bateria) lançou o primeiro EP, “Tributo Ao Que Ainda Está Por Vir”, em 2009 (olha quanto tempo perdi sem dar a devida atenção); e em 2012, o disco de estreia, “Cartas Para A Próxima Estação” (vale ouvir). “Vermelho” é o que vem na sequência.

A banda tem ligação com outra preferida da casa, a Lupe De Lupe. Tadeu foi diretor de vídeos da Lupe (especialmente esse, que é bem bom) e Vitor Brauer, vocalista da Lupe De Lupe, retribui aqui tocando teclado e ajudando no arranjo e composição de “Sereno”.

Musicalmente e idealmente, ambos os grupos possuem ligações. Na Belo Horizonte deles, a ferocidade verbal e a vontade de experimentar levam destaque. Há uma seriedade e busca pelo incômodo. Vide “Caixa Preta”, que tem um sampler final exemplar (“ninguém quer ouvir sobre minha desgraça, porque eles têm as deles, foda-se todo mundo”, tirado do filme “Sinédoque, Nova York”, de Charlie Kaufman, de 2008).

“Indispensável” tem a mesma força, mas com uma particularidade: é como se o grunge encontrasse o post-rock, ou algo do tipo.

A derradeira “O sonho De Se Perder Ao Ponto De Não Conseguir Voltar” é uma balada mais clichê, com a alternância de calma com estouro, mas não tira o brilho do disco. Ao contrário, é uma boa balada, afinal.

O EP foi gravado de maio a novembro de 2014, no Estúdio Casa Antiga/Giffoni, por Fabrício Galvani, segundo informa a própria banda, que produziu o trabalho junto com Galvani (também responsável pela mixagem e masterização). A arte é de Giovanna Greco, a partir de foto de Tadeu.

Aqui você pode ouvir na íntegra. Faça isso – não espera tanto pra ouvir a Quase Coadjuvante como eu esperei:

1. Caixa Preta
2. Sereno
3. Indispensável
4. O sonho De Se Perder Ao Ponto De Não Conseguir Voltar

Leia mais:

  • Nada relacionado

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.