“Falha Comum” é o terceiro disco da Rakta, banda paulistana que já ganhou o mundo e bate perna por aí mostrando sua obra instigante. O álbum tem data de lançamento pra 1º de abril de 2019, via (mais uma vez) Nada Nada Discos e Dama da Noite Discos.
O trabalho chega três anos depois de “III”, discaço de 2016 (que foi um dos melhores discos do período aqui no site – ouça aqui). Entretanto, nesse meio-tempo, mesmo caindo na estrada, a banda lançou ainda o sete polegadas “Oculto Pelos Seres” (ouça aqui).
O informe oficial dá conta que “inicialmente orbitando ao redor do pós-punk, o Rakta foi gradativamente compondo um universo sonoro abstrato e particular. ‘Falha Comum’, seu terceiro álbum, consolida esta direção unindo técnicas da música experimental com certos aspectos estruturais da canção pra inventar o seu próprio ser em um pequeno manifesto sobre as ruínas do mundo. Ao lado do baterista e percussionista Maurício Takara (que firmou-se na banda após a mudança de Nathalia Viccari pra Buenos Aires), Carla Boregas (baixo e eletrônicos) e Paula Rebellato (sintetizador e voz) criam uma atmosfera de transe expansivo. Mas de o que é esse transe? Nas músicas de rave acelerada, as batidas eletrônicas eliminam a rigidez entre corpo e alma, abrindo o indivíduo pra ser ‘possuído por uma selvageria sagrada’. Na ambient music, o caminho pro cosmos é uma imersão profunda em um espaço psicoacústico imaginário. Já no dub, o som torna-se incenso, um aroma sagrado que preenche o ambiente e possibilita o estado de desativação total”.
Apesar da viagem descrita, o que se ouve em “Flor Da Pele”, primeira faixa liberada pra audição, é uma banda mais radical na intenção de fugir de lugares-comuns e amarras de etiquetas explicativas sonoras. O ruído toma frente, impulsiona a desconstrução, num aprofundamento do que se ouviu no segundo disco, “III”.
Ouça:
O disco foi gravado no estúdio El Rocha, em São Paulo, por Fernando Sanches, com masterização de James Plotkin (Khanate, Pelican, Isis, Sunn O))), Nadja etc.).
Na Europa, o lançamento é via La Vida Es Un Mus; e nos Esteites, via Iron Lung Records, que já havia lançado o “III”.
1. Falha Comum
2. Flor Da Pele
3. 笑笑
4. Fim Do Mundo
5. Estrela Da Manhã
6. Miragem
7. Ruína