READYMADES – POSTMODERN PUSSY EP

A premissa é boa. Priscila Jung e Alinne Anno são artistas plásticas e não tocam de fato nenhum instrumento, mas assumiram, respectivamente, a guitarra e o baixo, pra, juntas com Rafael Carozzi, guitarrista e vocalista da Kid Foguete, uma das preferidas aqui da casa, montarem a READYMADES, dublê de banda que é de fato uma banda de verdade.

Entendeu a confusão? O próprio trio explica que tudo é baseado “no conceito ‘ready-made’ de Marcel Duschamp – objetos encontrados que sofriam pouca ou nenhuma alteração e eram elevados à categoria de arte simplesmente pelo fato do artista os ter definido como tal”. Ou seja, é fazer pelo ímpeto de criar e se expressar, sem se importar com as consequências daquela arte, ou até mesmo se os outros vão compreender como tal.

Apesar do papo cabeçudo, ajudado pelo fato da música ser uma arte bem mais acessível e compreensível, o som do trio (com Carozzi assumindo um instrumento com o qual não tinha nenhuma intimidade, a bateria) é bem divertido e qualquer um que goste de punk noventista e garageiro (alguém falou aí The Muffs?) não tardará a chamar de arte essas primeiras cinco músicas criadas pelo grupo e compiladas no primeiro EP, “Postmodern Pussy”.

Os títulos das músicas indicam um tanto da temática das moças – “uma manhã acordando sem saber onde está ou quem está ao seu lado, uma tara, uma bebedeira, a opressão da Igreja ou a frustração e incontrolável raiva contra alguém que as ofendeu”.

A visceralidade dos temas e a falta de experiência dos três nos respectivos instrumentos fez com que não fosse possível elaborar demais cada obra. Toda ideia era bem vinda. Mesmo com esse alegado desprendimento técnico, faixas como “Murder Is The New Sextape” e “Dizzie Ranger” mostram um interessante entrosamento baixo-bateria. E “Cum Inside Me” é daquelas músicas provocativas que só o rock adolescente pode produzir – e que anda bem em falta nos dias de hoje.

O Readymade é um grupo que toca pra se expressar e que se dane o resto. A arte tá aí, transbordando. Mas você nem precisa ligar muito pra isso ou tentar entender: basta ouvir o mais alto que puder, enquanto toma umas cervejas e sai dançando.

Ouça na íntegra:

Veja o vídeo de “Scumbag”:

1. Murder Is The New Sextape
2. Dizzie Ranger (clique aqui pra ver o vídeo)
3. Cum Inside Me
4. Scumbag
5. Momma’s Belly

Leia mais:

  • Nada relacionado

Comentários

comentários

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.