Embora Olivia esteja compondo música há muitos anos, é muito difícil catalogar se sua expressão segue as tendências mais “neoclássicas” ou se suas obras são baseadas apenas nos livre-improvisos recheados de ruídos e expostos a interferências externas. Nesse caso, as coisas ficam um pouco mais fáceis – “Aberration Of Light” é uma adaptação de uma trilha sonora que a própria compôs em 2011 (pra sonorizar a apresentação de dois artistas cinematográficos, em manipulação de luz usando lentes de projetores trinta e cinco milímetros). Aqui, o retrabalho ganha lançamento em fita cassete, com a mesma faixa de trinta e um minutos de duração repetindo-se em cada lado.
Talvez a difícil catalogação de Block aconteça pela livre utilização de instrumentos clássicos, colagens sonoras e sons eletrônicos.
O que é curioso, sendo que toda a música tem como foco a flutuação nos momentos de silêncio – ou seja, as mudanças que ocorrem na faixa operam entre os intervalos em que precisamos estar muito atentos pra ruptura futura. É um contexto em que o crescimento gradual do volume implica em uma oscilação no ponto principal. Com sua infiltração e “transferência” de eixo-central, a dificuldade de “Aberration Of Light” reside justamente na resistência de Olivia em não repetir procedimentos. O que muitos tentam fazer de um disco pra outro, Block realiza com certa coragem nessa música.
Toda essa deambulação proposta por Block está intimamente ligada à ideia de desconstrução; por isso os ruídos ásperos, os cortes bruscos. “Aberration Of Light” é a descrição sonora dos lugares mais inóspitos.
(Ouça bem alto)
NOTA: 6,5
Lançamento: 28 de julho de 2015
Duração: 30 minutos e 54 segundos
Selo: NNA Tapes
Produção: Olivia Block