RESENHA: SWISS MAGNETIC – MOTOR ACTIVITY

Não há quase informação sobre quem seria o Swiss Magnetic. O pouco que se sabe é que é de Los Angeles, Califórnia, que lançou uma série de curtos EPs chamados “Rev” compilados na coletânea “Immersions 01-04”, desacelerando os originais a cem BPMs. De resto, uma incógnita, exatamente como a própria música sugere.

“Motor Activity” é o primeiro disco de fato, que mais parece um experimento kraut-techno-pop. A faixa-título, dividida em duas partes, abrindo e fechando o disco, já agarra o ouvinte de cara. Teclas obsoletas, soando algum comercial bem produzido dos anos 1980, em modo cíclico, dão ao público uma passagem sem volta a mundo mais amistoso de Tron.

As faixas de fato soam como experimentos ainda não terminados. Como se não soubesse(m) terminá-las, o(s) autor(es) simplesmente se enche(m) delas e passa(m) pra próxima. Os títulos em alemão sugerem uma apreciação por Can e Kraftwerk ou mesmo que há ascendência do(s) autor(es) com o país europeu. Musicalmente, a ligação é óbvia.

Tudo é especulação, claro. O mistério ou desconhecimento desproposital amplia a curiosidade, mas não é o mais importante. “All Of This”, com seu techopop chiclete, e a “sessão alemã” – “Aufhören!”, “Maschine” e “Für Thomas” – sugerem que o Swiss Magnetic vive isolado em algum ponto bem distante do calendário passado, remoendo experiências comuns a muita gente com mais trinta ou quarenta, quando algumas saliências ainda eram permitidas pelo corpo.

Assim, é um disco praticamente visual (como se pode afirmar, por exemplo, dos trabalhos de Ryuichi Sakamoto ou de “Tour De France”, do Kraftwerk, obra que acrescenta “sensações”, como transpiração, falta de ar, cansaço etc.). Com “Motor Activity”, o ouvinte pode requentar memórias e trazer à tona imagens perdidas no emaranhado de neurônios adormecidos – e todas as sensações coladas nessas imagens.

“Motor Activity” é uma obra amistosa – se as recordações assim o forem também. Não incomoda ou se preocupa com provocações filosóficas, sociais ou artísticas. Ela estende um tapete vermelho pro passado como se ele fosse igualmente cíclico e sem se importar com uma linha de tempo determinada. Vai além do mistério. Vai além de ícones. São notas e memórias.

1. Motor Activity I
2. All Of This
3. Aufhören!
4. Maschine
5. Für Thomas
6. Motor Activity II

NOTA: 9,0
Lançamento: 26 de janeiro de 2019
Duração: 31 minutos e 11 segundos
Selo: Independente
Produção: Swiss Magnetic

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.