Foi em setembro de 1983 que nasceu o conceito “The Future Of Rock & Roll”. Os empresários Doug e Linda Baloch compraram a WOXY 97,7FM, de Oxford, Ohio, por 375 mil doletas, na esperança de tentar algo completamente diferente do formato Top 40. Este “algo diferente” era o rock alternativo, o que fez a estação ser a sexta rádio comercial de “rock moderno” do país. O pontapé inicial foi com “Sunday Bloody Sunday”, do U2, na semana do Dia do Trabalho de 1983.
Ao longo dos anos, a rádio acumulou muitos elogios, incluindo da Rolling Stone, da Spin, da imprensa alternativa, da Esquire (incluindo do Floga-se, mas que a rádio, obviamente, não conta).
Setembro de 1998 marcou uma nova era pra rádio, quando começou a transmissão pela Internet. Veja bem: 1998. Ouvir rádio pela Internet em 1998, com uma conexão discada, não era uma experiência das melhores, porém a estação ultrapassou fronteiras e foi longe, como ao Reino Unido. Mas a tecnologia melhorou e a Internet permitiu que dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo pudessem ouvir a WOXY. Há ouvintes fiéis de Melbourne a Londres, de Tóquio a Edmonton, da Suécia ao Nepal e ao Pólo Sul. Graças a um artigo na Folha de S. Paulo, escrito pelo Álvaro Pereira Jr., a rádio conseguiu muitos ouvintes no Brasil.
Em janeiro de 2004, os Baloghs anunciaram a venda da licença de transmissão e ativos de WOXY-FM para a First Broadcasting Investment Partners of Dallas. Todos os direitos e titularidade da propriedade intelectual da 97X “The Future of Rock and Roll”, woxy.com e da biblioteca de músicas foram mantidas com os planos de deixar a rádio apenas na Internet. Com o estado de deterioração da radiodifusão comercial e o crescimento do acesso à Internet de banda larga, parecia que era o plano perfeito.
Acabou sendo, por um bom tempo. Até hoje, quando surgiu a seguinte mensagem na página principal da WOXY: “Ouvintes, fãs e amigos… Pela atual realidade econômicae a falta de financiamento para as operações, fomos obrigados a suspender as nossas transmissões ao vivo, a partir de 23 de março. Continuamos a tentar manter “The Future Of Rock & Roll”. Para isso, entre em contato com Bryan Jay (bryan@woxy.com) ou John na Future Sounds (john@futuresounds.com). Obrigado pelos anos de dedicação e apoio (…)”.
O Floga-se ficou consternado com a notícia da “morte” da WOXY (dia 7 de abril, teríamos no Lounge Session, simplesmente o Wedding Present – tomara que ainda seja divulgada a sessão) e abraça a causa nas redes de relacionamento pra salvar a rádio (#saveWOXY). Se você está no Twitter, siga @themusicslut e @coslive pra ver no que dá.
Uma pena.
Texto baseado e livremente traduzido do “about” da woxy.com.
—
ATULIAZAÇÃO (em 9 de abril de 2010)
A questão virou meme. Uma mania e tanto. Veja um dos desses vídeos fizeram com manifestações do mundo todo. “Save Woxy”:
poxa, beleza Fernando, me sinto órfão, sem referencia da essência independente da WOXY… Save Woxy!