No dia 1º de dezembro de 2012, no festival alemão Week-End, Stephen Malkmus realizou um sonho: tocar na íntegra um dos seus discos preferidos, “Ege Bamyasi”, o quarto do Can, lançado em 1972.
O disco faz 40 anos em 2012 e o festival propôs a Malkmus essa homenagem. O músico aceitou e subiu ao palco com Sebastian Blume (teclados), Felix Hedderich (baixo), Philipp Janzen (bateria) e Philipp Tielsch (guitarra). Os quatro são, na verdade, a Von Spar, banda de krautrock (ou post-kraut, como preferir), de Colonia, Alemanha. Ou seja, tudo em casa.
Na plateia, Jaki Liebezeit e Irmin Schmidt, ex-membros do Can, e as filhas de Michael Karoli, outro dos fundadores da banda.
O festival resolveu gravar o show completo e pretende lançar em filme (cinema) e DVD mais pra frente – sem data prevista – num preto e branco bacana. Antes disso, porém, liberou dois vídeos, com três canções, pra apreciação.
Se você é um bom ouvido e sabe apreciar o experimentalismo e o minimalismo do Can (e do krautrock), vai vibrar com Malkmus interpretando essas versões.
“One More Night”
“Pinch” e “Soup”
[…] que recentemente lançou um disco-cover de um clássico do Can e o ótimo “Mirror Traffic”, em 2011, com seus Jicks, tem as seguintes datas […]
[…] Week-End, Malkmus tocou na íntegra o disco “Ege Bamyasi”, lançado em 1972 pelo Can. Aqui dá pra ver mais dois […]