A carreira solo de Stuart A. Staples não é muito prolífica. São apenas três discos, sendo o último de 2006, “Leaving Songs” (ou 2007, com “Songs For The Young At Heart”, que é um disco em parceria com Dave Boulter). Staples é mais ativo com seu Tindersticks (que também tem Boulter), cujo trabalho mais recente é o ótimo “The Waiting Room”, de 2016 (conheça aqui).
Mas Staples lança em 15 de junho de 2018 “Arrhythmia”, sua nova aventura solo, via City Slang.
É um trabalho bem pessoal, com apenas quatro músicas e com variações de experimentação que, embora se aproximem do Tindersticks, incluem um vigor mais eletrônico emoldurando a sua clássica melancolia.
A primeira faixa divulgada é “Memories Of Love”:
O disco foi todo escrito e executado por Staples. A quarta canção, “Music For A Year In Small Paintings”, que na versão em vinil ocupa todo o lado B, tem mais de trinta minutos e é totalmente instrumental, é a obra que justifica o disco, segundo o artista. A peça começou a ser imaginada em 2012, quando a diretora de vídeo Claire Denis viu as obras de Suzanne Osborne, companheira de Staples, e quis fazer um vídeo sobre elas. A ideia era filmar as reações dos amigos e músicos que vissem as telas. A música serviu pra acompanhar tal trabalho e foi crescendo até se tornar o que se ouve no disco.
Nada mais pessoal pra ele – e, por isso, não cabia num disco do Tindersticks, justificando um novo trabalho solo.
1. A New Real
2. Memories Of Love
3. Step Into The Grey
4. Music For A Year In Small Paintings