O Super Furry Animals vai relançar seu segundo disco, “Radiator”, colocado no mercado originalmente em 1997, comemorando assim vinte anos do trabalho com faixas extras e raridades.
Uma dessas raridades é a versão que a banda fez de “The Boy With The Thorn In His Side”, um dos maiores sucessos dos Smiths, lançado como single em 1985 (mas que depois acabou entrando em algumas versões oficiais do “The Queen Is Dead”, álbum de 1986 – a estadunidense foi uma delas).
Segundo Gruff Rhys, a versão foi encomendada por uma revista francesa, que acabou recusando o resultado final, sem que o Super Furry Animals soubesse o motivo pra tal recusa. Bem, ao ouvir agora a tal versão, é possível compreender a frustração da revista: a turma de Rhys transformou a canção dos Smiths em outra coisa. Não é ruim, só não é uma cover usual.
Pra começar, nem letra tem. A banda trabalhou apenas sobre a base da melodia e meteu uma viagem dançante ácida e suja sobre ela, esticando por oito minutos. A introdução tem um tanto de francês e inglês, segundo Rhys: “queríamos traduzir a letra da faixa pro francês, então falei com um amigo francês meu, que trabalhava em Manchester, daí o sotaque meia-francês e meia-mancuniano na introdução falada”.
“Não funcionou muito bem, embora existam elementos da tradução, se você ouvir com atenção, então o que temos em vez disso é uma homenagem instrumental. Não consigo lembrar porque não foi usada, mas fico feliz por não ter sido perdido pra sempre e os Furries, talvez até os fãs dos Smiths, agora podem dar sua opinião e comparar com a original”, encerra.
Compare, então:
Aqui, a original, no vídeo oficial: