“Leaving Meaning” é o décimo-quinto disco de estúdio do Swans. Chega ao mercado dia 25 de outubro de 2019, via Mute, três anos depois de “The Glowing Man” (conheça aqui).
O anterior havia sido anunciado como o último disco do Swans com aquela formação. Michael Gira cumpriu a promessa. “Leaving Meaning” foi escrito, produzido e executado por ele, com apoio de uma banda de convidados, incluindo integrantes do Swans de vários períodos, além de membros do Angels Of Light, das irmãs Anna e Maria Von Hausswolff, de Ben Frost, The Necks, A Hawk And A Hacksaw, Baby Dee e sua esposa Jennifer Gira.
O próprio Gira explica o disco como “o primeiro desde que dissolvi a formação de músicos que me acompanhava desde 2010. O Swans agora é um coletivo de músicos selecionados tanto pelas suas características pessoais quanto musicais, de acordo com a atmosfera que pretendo atingir em cada uma das canções. Em colaboração comigo, os músicos, através de sua personalidade, habilidade e gosto, contribuem muito pra organização do material. São todas as pessoas cujo trabalho eu admiro e cuja companhia eu pessoalmente gosto”.
A apresentação começa com a especial “It’s Coming It’s Real” como anúncio do disco (apropriado):
A voz de Gira e o clima proposto pra faixa aproximam bastante dos discos anteriores (e remetem um tanto a um Nick Cave recente).
Ouça aqui o disco na íntegra (por tempo limitado):
São doze faixas divididas em dois discos, tanto em CD quanto em vinil:
Disco 1
01. Hums
02. Annaline
03. The Hanging Man (clique aqui pra ouvir)
04. Amnesia
05. Leaving Meaning
06. Sunfucker
Disco 2
07. Cathedrals Of Heaven
08. The Nub
09. It’s Coming It’s Real
10. Some New Things
11. What Is This?
12. My Phantom Limb