TANTÃO E OS FITA – PIOROU

tantao-e-os-fita

É aquela velha história: hoje em dia, se você é otimista deve ser porque ou é rico e privilegiado ou é porque não tá bem informado. Porque, vai piorar – e muito – antes de melhorar. Na visão de Tantão, o megafone da nossa música subterrânea criativa, já até piorou. A gente que não se deu conta.

“Piorou / Vai Piorar / A qualquer hora / Piora / Vai Piorar”, ele resume, na faixa-título do seu terceiro disco, “Piorou”, lançado em 6 de novembro de 2020, pelas mãos da incomparável etiqueta QTV.

Suas letras mínimas, versos certeiros, seu poder de síntese são o que mais atrai e desconcerta. Por trás das poucas palavras, reuídos, confusão e desespero. Tantão tem mostra enorme capacidade de resumir o Brasil atual – ou mesmo o próprio bairro, ou Hong Kong, ou a Casa Branca.

Tudo é drama, está tudo em perspectiva e tudo vai piorar-piorou. Que diacho de mundo é esse, afinal, onde há tempos se canta nos carnavais que o “rico fica cada vez mais rico e o pobre, cada vez mais pobre” e mesmo assim nós mesmos, os 99% cada vez mais pobres não fazemos nada, e ao contrário contribuímos pra acelerar a riqueza do 1%.

Por via das dúvidas, ele amplia suas cordas vocais pra implorar “Escolha logo / Sua rota de fuga / Fuja / Faça sua escolha /
Fuja / Tenha sua Rota de Fuga em suas mãos”. Sim, melhor prevenir – e não importa qual o seu problema e o que virá te assombrar o cangote. Motivos não faltam.

Mas, pra além disso, Tantão e seus Fita vão colocar você pra rebolar. Porque talvez seja o que resta. “Jogação” é pra ir até o chão – dentro do que é possível em se tratando de Tantão E Os Fita.

Os experimentos eletrônicos, as misturas se sons, as porradas, as distorções, as colagens, os samples, estão todos os elementos lá. “Deus acelera! Acelera! Acelera Deus!” é por cima de um batidaço industrial sinistro, bem como a embalada “A Hora Do Brasil”.

A gente desperdiça muito essa palavra, usando-a pra uns bocós quaisquer. Mas pra Tantão pode-se usar sem dó: gênio, que um dia piora, porque não tem como melhorar.

Nos créditos indicados pelo disco, a produção é de Tantão E Os Fita, com letras e vocais todos de Tantão.

A produção musical é de Abel Duarte e Cainã Bomilcar.

A mixagem está dividida assim: Cainã Bomilcar (faixas 2, 3, 5, 7, 9, 11, 12, 13, 15, 16) e Renato Godoy (faixas 1, 4, 6, 8, 10, 14).

01. Introdução Ao Piorou
02. Piorou
03. Rota De Fuga
04. A Grande Arte
05. Autorama
06. Geradores
07. Jogação
08. Risos
09. A Hora Do Brasil
10. Cadê Meu Dinheiro
11. Bonito
12. Pessoas Do Mal
13. Corre Do Gabber
14. Tosse Break
15. Deu Bug
16. Tênis

tantao-e-os-fita-piorou

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.