A Testemolde é uma das bandas que causaram melhor impressão dentre as novas surgidas nos subterrâneos da música nacional nessa segunda década do novo milênio. O primeiro disco, “Testemolde”, lançado em 2014, é impressionante (ouça aqui). Depois, em 2015, lançou um EP de três canções, “Hidroxila” (ouça aqui). Daí, nada.
“Pausa”, o EP que a banda lança via Sinewave, nesse dia 17 de fevereiro de 2017, é um respiro na demora de tomar ar que o dá trio Azeite De Leos (guitarra), David Menezes (baixo) e Guilherme Garcia (bateria).
Produzido pela própria banda e gravado por Hugo Silva (no Family Mob Sutdios) e por Menezes Davox (no David Menezes Davox Studios), com mixagem e master de Davox, “Pausa” é mais uma amostra da capacidade do trio em fazer matemática com música ou música matemática, como quiser.
“Helena” é um exemplo da precisão angustiante com que a guitarra cortante se integra com o baixo circular e a bateria impertinentemente inconstante. Os efeitos aparentam uma certa “experimentação”, mas não há como o ouvinte se iludir, a banda sabe exatamente o que fazer a cada milissegundo, que nota encaixar, que porrada dar, quantas gotas de sangue tirar, quais neurônios trucidar.
E, ao final das contas, o peso tem uma leveza improvável.
Ouça na íntegra:
1. Helena
2. Somalia