Ou Ryan Schmale, um guri de 19 anos hoje. Mas em novembro do ano passado, quando lançou o disco “Young Fridays”, gravado no seu estúdio (no seu quarto), ele tinha apenas 18 anos. Não é nenhum prodígio, é apenas um moleque com boas ideias na cabeça.
“Young Fridays” não é o único disco dele. É o quarto. Ryan já gravou três. Três – e um bocado de EPs! O rapaz é um furacão. Bom, nessa ideia, provavelmente ele não tem muito mesmo o que fazer. Veja o catálogo dele, infelizmente a maior parte difícil de achar:
“That Ghost” – primeiro disco, dezembro de 2006, com 15 músicas, fora de catálogo.
“An Apology Was Won” – EP, março de 2007, com 4 músicas, fora de catálogo.
“We Were Haunted” – segundo disco, abril de 2007, com 14 músicas, fora de catálogo.
“Winds From Westward” – terceiro disco, outubro de 2007, com 12 músicas, fora de catálogo.
“Up Cabins” – EP, dezembro de 2007, com 7 músicas, fora de catálogo.
“I Crossed Out The Options/Fridays Off” – vinil de 7″, agosto de 2008, com duas músicas.
“Young Fridays” – quarto disco, outubro de 2008, com 11 músicas.
“Get It And Get Out” – EP, junho de 2009, com sete músicas.
“Never Have Fun/Your Backs” – EP, outubro de 2009, com duas músicas.
THAT GHOST é o nome que ele assumiu para fazer sua música lo-fi, cheio de efeitos fantasmagóricos, um vocal com ecos de Julian Casablancas no Strokes, uma bateria eletrônica e um punhado de guitarras. É ele e ele. Ao, vivo tem a ajuda de um baixista e de um baterista.
O rapaz é americano, de Sonoma, na Califórnia, e já passeou pelas páginas dos sites e revistas mais prestigiados de música. Divide as críticas. Há quem ache impressionante a sua música. Há quem ache pobre, um lixo, vazia, muitas vezes um sub-Devendra Banhart. Não seria nem preciso dizer que é melhor ouvir pra saber qualé.
Há momentos qualquer-nota, como a papagaiada de “A Song About A Bird I Know”, mas há coisas bem boas, como “Open Windows”, a velvetiana “Never Have Fun”, a ótima “Top Shelf” e “Friends In Quotations”. As letras não são grande coisa e nem poderiam ser, afinal ele tem só 18 anos. Melhor que o vocal seja mais um instrumento.
That Ghost fez de “Youg Fridays” menos um disco bem acabado e mais um exercício de um guri entediado que gosta de música bacana (ouça “Far Trail And The Old Porch”, canção que mais parece uma passagem de som). Mesmo assim virou um disco pra ter a nossa atenção. Por um bom punhado de horas.
Olha o serviço de “Young Fridays”:
01. When There Is No One Else To Sing To You Sing To Yourself
02. Open Windows
03. I Crossed Out The Options
04. A Song About A Bird I Know
05. Bedside
06. Never Have Fun
07. Top Shelf
08. I Can’t Help It And I Can’t Stop It
09. Far Trail And The Old Porch
10. Friends in Quotations
11. Going Out When It’s Warm At Night
Veja o clipe de “Open Windows”:
—
O último EP, “Never Have Fun/Your Backs”, lançado esse mês, é o que eu posso chamar de magnífico. Vale a pena baixar, pelo site da Transparent (clique aqui). Ou ouça-as aqui:
“Never Have A Fun”:
“Your Backs”
—
Por fim, “Open Windows”, ao vivo, no SXSW deste ano´, com uma platéia gigantesca e empolgadíssima:
É… Coisas do ócio…