Vou ser justos com você, raro leitor: eu não sei se entendi bem esse lance. Mas vá lá, vou tentar explicar, nas palavras do press release do projeto:
“THE CREATORS PROJECT É LANÇADO MUNDIALMENTE: UMA CELEBRAÇÃO SEM PRECEDENTES À CULTURA E À CRIATIVIDADE QUE REÚNE ARTISTAS INOVADORES DE TODO MUNDO: VICE & Intel lançam projeto que reúne mais de 80 artistas de todo o mundo e desafia os limites criativos. Entre eles estão Spike Jonze, Mark Ronson, Richie Hawtin, Ma Yansong, Alexandre Herchcovitch e muitos outros.
“NOVA YORK, N.Y (17 de maio de 2010) – Reunindo alguns dos principais talentos da música, arte, cinema, design e arquitetura, a VICE e a Intel lançam The Creators Project, iniciativa desenvolvida para conectar jovens de todo o mundo que têm em comum a paixão pela criatividade e tecnologia. O projeto tem como objetivo identifcar artistas proeminentes e permitir que eles exibam suas obras e visões artísticas através de formas interativas, como debates criativos, novos projetos de colaboração multidisciplinar e o site de vídeos. O
www.thecreatorsproject.com funciona como o coração do projeto e transmitirá ao vivo as entrevistas, shows, mostras e debates que acontecerão durante os eventos. São mais de 80 artistas provenientes de sete países: Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, China e Coréia do Sul. A cuidadosa seleção inclui tanto criadores já estabelecidos, como Alexandre Herchcovitch, CSS, Phoenix, Mira Calix e Nick Zinner do Yeah Yeah Yeahs, quanto uma nova geração que realiza trabalhos inovadores em cinema independente, arquitetura futurista, eletrônica de vanguarda e moda. Este vasto elenco de criadores é unido pela crença de que a tecnologia e suas ferramentas ajudam a ultrapassar barreiras artísticas e transformam idéias em realidade. Dentre os destaques do projeto, uma série de cinco grandes eventos internacionais reunirá milhares de pessoas em shows, exposições de arte, exibições de flmes e debates. A série de eventos terá início em Nova York e seguirá para Londres, São Paulo e Seul, acabando em Pequim com um mega evento de três dias que contará com artistas e exposições de todo o mundo. ‘The Creators Project foi desenvolvido para apoiar os principais músicos, artistas e designers de todos os cantos do mundo’, diz um dos criadores, Mark Ronson. ‘Mesmo nossos artistas mais talentosos, muitas vezes, batalham para exibir seus trabalhos. O projeto foi desenvolvido para fortalecer uma geração mais nova de artistas e, o fato dele ser o resultado de colaborações criativas é incrível. Comecei como DJ, que é um trabalho pare- cido com o de um curador, então gosto de ver pessoas trabalhando juntas’ (…)”.
Aconselho o leitor a entrar no site acima citado pra ver se consegue tirar algo de lá. A ideia parece ser boa, mas também parece prometer mais do que pode entregar. E explico: não se “cria” um movimento direcionado na Internet, na arte e na cultura, ainda mais quando se trata de “jovens antenados” (o que quer que isso queira dizer), essas coisas acontecem e ainda ninguém descobriu exatamente como acontece.
Se a Intel e a VICE estão tentando “impor” esses artistas assinados com o projeto, sei não… Parece mais coisa de gravadora que “se expandiu” e tel, além de músicos, arquitetos, artistas plásticos e afins no seu cast. Ou algo do tipo. É tão confuso que nem dá pra falar direito.
Mas vou apostar que dê certo, afinal tem duas enormes empresas por trás oferecendo tecnologia e grana pra coisa funcionar. Além do mais, segundo o NME, tem a possibilidade de trazer de volta a São Paulo o Interpol e o Pheonix, dia 14 de agosto (clique aqui pra ver). O primeiro evento será em Nova Iorque, amanhã, dia 26 de junho (clique aqui pra ver os artistas).
Pra se ter uma ideia da qualidade do negócio, se liga nesse vídeo feito pra “apresentar” o Phoenix, da França (já devidamente legendado pro português brasileiro):
Vou procurar me inteirar mais. Assim que houver a confirmação de algum show bom aí na data reservada pra São Paulo, coloco aqui. Por enquanto, quebre a cabeça com o blá-blá-blá.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Leia mais:
Comentários
comentários