Que coisa maravilhosa! The Hobbes Fanclub é uma das melhores bandas que ouvi esse ano. Simples assim. Amor à primeira vista, como a história dessa dupla.
Quer dizer, eles não se “amam” realmente. Leon Carroll, em Bradford, Inglaterra; e Fabi Karpinski, em São Paulo; nunca se encontraram de fato.
Eles se conheceram via Internet, por causa da paixão comum pelas Ronettes e por indiepop escandinavo, e resolveram fazer música juntos, com equipamentos de baixa fidelidade, trocando ideias por e-mail. Gravam suas participações em suas respectivas cidades, mandam tudo pela Internet, juntam e finalmente o mundo ganha músicas extraordinariamente belas, deliciosas e puras. Mais uma das maravilhas da tecnologia…
Pra se situar, as referências mais imediatas são The Pains Of Being Pure At Heart e Teenage Fanclub.
Há, que eu saiba, apenas cinco músicas da dupla – com 100% de aproveitamento: todas são sensacionais. O Hobbes Fanclub lançou apenas dois EPs, ambos divididos.
O primeiro, em junho de 2010, junto com a francesa Young Michelin, saiu via Cloudberry Records. A banda aparece no lado B, com:
1. Outside Myself
2. And Just Like That
Ouça “Outside Myself”, cujo trecho da letra, abaixo, resume um tanto a dupla:
“Here I go again,
believing every word you say,
thinking that the night is day,
losing myself…”
O segundo EP, dessa vez dividido com a banda Leach Me Lemonade, da Indonésia, saiu em 20 de fevereiro de 2011, via Dufflecoat Records, e as duas músicas do Hobbes Fanclub são:
1. Love From The Stars
2. The Boy From Outer Space
Há, ainda, uma quinta música, chamada “Meu Coração”, cantada maravilhosamente bem em português, o que é uma raridade nessa seara. A voz de Karpinski desce muito bem. Ela poderia cantar em húngaro, sem problemas. Kaspinski é a vocalista da veterana banda paulistana Monokini.
Pra ouvir todas as canções do grupo, vá ao MySpace, clicando aqui.
Espero sinceramente que o Hobbes Fanclub avance e lance mais e mais. Não dá pra ficar só nesse gostinho.
[…] abaixo, as apresentações são em lugares pequenos e inusitados (inclusive dentro de trens). O Hobbes Fanclub, banda que agora é um trio, que falei uma vez apenas aqui e que tinha uma brasileira no baixo […]