Os cariocas da John Candy estão comemorando quinze anos de carreira em 2020. Pra uma banda brasileira dos subterrâneos da música, é um feito e tanto. A maioria não dura dois, três anos. Quando as responsabilidades da vida adulta surgem, pendurar as guitarras é a primeira das reações práticas.
É o peso de não conseguir se sustentar financeiramente com tal atividade. Toma a dianteira o amor e a necessidade de se expressar. A John Candy é, pois, uma sobrevivente.
Pra comemorar, a banda lançou em 3 de março de 2020 uma coletânea que “inclui gravações inéditas, mix alternativo, sobras de sessão de estúdio, versões para álbuns-tributo (Dinosaur Jr., Galaxie 500, Sonic Youth, Guided By Voices) e uma faixa ao vivo com a participação do Stephen Malkmus nos vocais”, gravada no Circo Voador, Rio de Janeiro.
São doze canções, com algumas que não entraram em discos anteriores – são quatro até aqui, o mais recente, o bom “Ghostpedia” (leia mais aqui), de 2015. Pois é, não é fácil lançar discos de qualidade, demanda tempo.
“Aproveitamos para agradecer imensamente a todos que tem vivido essa história conosco no mais verdadeiro underground, amigos, ouvintes assíduos, membros atuais e antigos da banda, bandas parceiras, selos, toda a grande família em torno do The John Candy. Que venham mais 15 anos!”, diz a comunicação do grupo no Facebook.
Aqui, você ouve o disco na íntegra:
A John Candy é Guilherme Almeida (guitarra e vocal), Vinicius Leal (guitarra, teclas e vocal), Joab Regis (bateria) e Gustavo Cockel (baixo), com Shelly Modesto (baixo em “Little Fury Things”).
01. Astrology Is A Trap
02. Little Fury Things (Dinosaur Jr cover)
03. Tell Me
04. Anyway, Anywhere, Anyhow (versão alternativa)
05. Summer Babe (Pavement cover, com Stephen Malkmus, ao vivo)
06. Scrappy Christmas
07. Teenage Riot (Sonic Youth cover)
08. The Official Ironmen Rally Song
09. Little Hot (Ghostpedia unreleased session)
10. Tugboat (Galaxie 500 cover)
11. Sad If I Lost It (Guided By Voices)
12. La Belle Indiference (ao vivo)