“The Big Roar” é tido como a estreia do Joy Formidable (não é), mas de qualquer forma foi quando a banda despontou do mundo “indie” pras rádios mais populares.
Perto da (real) estreia, o EP-quase-disco “A Balloon Called Moaning”, , “The Big Roar” é até um tanto frustrante. Pelo menos, ao vivo a banda mostrava uma energia impressionante, que limpava toda e qualquer pasteurização de estúdio.
Aí, agora, chega “Wolf’s Law”, a prova de fogo da banda. O disco tem data oficial de lançamento dia 22 de janeiro de 2013, via Canvasback Music e Atlantic Records. Mas, por um tempo determinado, dá pra ouvir na íntegra aqui:
O primeiro single – que você já pôde ouvir – é “This Ladder Is Ours”, uma decepção pra muita gente. Conseguiria o Joy Formidable transferir toda aquela potência ao vivo pro estúdio? Dessa vez, a banda assumiu a produção sozinha do trabalho (com mixagem de Andy Wallace).
O disco foi gravado no País de Gales e em Londres.
O título refere-se à “lei da adaptação dos ossos”, formulada pelo alemão Julius Wolff, morto em 1902, que diz que os ossos saudáveis dos animais se adaptam às cargas e estresses a que são submetidos.
“The Leopard And The Lung” foi escrita em homenagem à ativista queniana Wangari Maathai, morta em 2001, vítima de câncer no ovário. E a faixa-título, curiosidade das curiosidades, aparece como aquela faixa escondida ao fim do disco.
01. This Ladder Is Ours (clique aqui pra ver o vídeo)
02. Cholla (clique aqui pra ver o vídeo)
03. Tendons
04. Little Blimp (clique aqui pra ver o vídeo)
05. Bats
06. Silent Treatment
07. Maw Maw Song
08. Forest Serenade
09. The Leopard And The Lung
10. The Hurdle
11. The Turnaround
12. Wolf’s Law (faixa escondida) (clique aqui pra ver o vídeo)
[…] “Wolf’s Law”, o disco (assim mesmo, com um “f” só), pode ter essa intenção de absorver as tensões que a estrada impõe e fortalecer a banda, mas está relacionado mesmo é com outra lei, a de mercado. […]