THE SMITHS: AS CITAÇÕES DE MORRISSEY NO CINEMA

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As preferências políticas de Morrissey são questionáveis, mas ninguém pode acusá-lo de mau gosto cinematográfico. Ele literalmente se apossa de frases inteiras de seus filmes preferidos – normalmente adaptações de peças – e não faz nenhuma questão de esconder.

Um de seus preferidos é “A Taste Of Honey”, filme de 1961, dirigido por Tony Richardson e que ganhou o título no Brasil de “Um Gosto De Mel”. A angustiante e deliciosa história de Jo, interpretada divinamente por Rita Tushingham, que engravida de um homem preto na empobrecida Inglaterra dos anos 1960 e é renegada até pela mãe, encantou muita gente, incluindo Morrissey. A peça que baseou o filme foi escrita por Shelagh Delaney, então com 18 anos, um texto que dá no fígado, com frases que ajudam a abrir a ferida.

Delaney, que morreu em 2011, viu um dos seus maiores fãs literalmente estampar sua criação e seu rosto em milhares de cópias de discos. Ela é capa, por exemplo, do single “Girlfriend In A Coma”, de 1987, e da coletânea “Louder Than Bombs”, do mesmo anocom relação às capas, tem essa citação também. Morrissey disse certa vez: “nunca escondi de ninguém o fato de que pelo menos 50 por cento da minha razão de escrever pode ser atribuída a Shelagh Delaney”.

De “A Taste Of Honey”, Morrissey pegou trechos para duas músicas. Em “This Night Has Opened My Eyes”, utilizou um diálogo já no final do filme, quando Jo e seu único amigo, Geoffrey (interpretado por Murray Melvin). Ele diz “the dream is gone” e ela responde “But the baby’s real”.

No mesmo filme, porém no início, quando Jimmy (interpretado por Paul Danquah), pai da criança, tenta conquistá-la, ele diz: ” I dreamt about you last night – fell out of bed twice”, trecho que Morrisey capturou pra “Reel Around The Fountain”, como se vê abaixo:

Embora “Um Gosto De Mel” tenha sido um sucesso e provavelmente todo mundo já tenha visto (afinal, é um filmaço obrigatório), Morrissey também buscou inspiração em outras obras e não necessariamente de grande resposta na bilheteria.

Em “Jogo Mortal”, de 1972 (título original: “Sleuth”), dirigido por Joseph L. Mankiewicz, adaptado da peça de Anthony Shaffer, o personagem de Laurence Olivier diz pro de Michael Caine, que está tendo um caso com a mulher de Olivier: “you’re just a jumped-up pantry boy who doesn’t know his place”, que Morrissey capturou pra “This Charming Man”.

O filme tem tantas reviravoltas, que dá pra entender porque Morrisey se apaixonou.

De “The L Shape Room”, ou “A Mulher Que Pecou”, de 1962, dirigido por Bryan Forbes, Morrissey pegou o começo de “The Queen Is Dead”, a canção. Mavis, a personagem desajeitada de Cicely Courtneidge canta “Take Me Back To Dear Old Blighty” e qualquer fã dos Smiths reconhece o trecho na hora. A canção inclusive é creditada no disco de 1986.

Do mesmo disco, tem “There Is A Light That Never Goes Out”, que Morrissey foi buscar em “Saturday Night And Sunday Morning”, de 1960, de Karel Reisz, que recebeu o nome no Brasil de “Tudo Começou Num Sábado”. O filme é um roteiro original de Alan Sillitone e é dele que o vocalista e letrista dos Smiths fui tirar a ideia de ser “atropelado por um ônibus de dois andares”.

Nesse caso específico, Morrissey ficou pra trás, porque o filme ficou ainda mais conhecido por dar título ao primeiro disco do Arctic Monkeys, “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not”, que você ouve aqui com Albert Finney:

A frase “Do you have a vacancy for a back scrubber?”, que está em “Half A Person” é provavelmente tirada da famosa cena abaixo, do filme de 1966, “The Family Way”, de John Boulting e Roy Boulting, que ganhou o título em português de “Lua-de-Mel Ao Meio-Dia”.

Esse filme tem uma outra curiosidade: é a primeira trilha sonora assinada por Paul McCartney.

Um dos filmes mais citados pelo próprio Morrissey é “Billy Liar”, de 1963, ou “O Mundo Fabuloso De Billy Liar”, de John Schlesinger, com uma estonteante Julie Christie. Há algumas referências nas músicas dos Smiths, como quando Billy (Tom Courtenay) sugere a Barbara (Helen Fraser): “We can go for a walk where it’s quiet” (trecho de “The Queen Is Dead”), e na sequência de fantasia do funeral de sua avó, ele a elogia “combatting ignorance and disease” (em “Vicar In A Tutu”).

Morrissey continuou utilizando tal artifício pra escrever suas músicas na carreira-solo e o faz até hoje. As referências são inúmeras. Os fãs agradecem, porque suas indicações de filmes são normalmente precisas, indiscutíveis, especialmente pra mergulhar na British New Wave, avassaladora fase do cinema britânico durante os anos 1960.

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