A SOUNDSCAPES é uma daquelas bandas que são lendárias sem ter sido de fato. A banda começou em Nova Iorque, em 2006, com os irmãos Raphael (bateria) e Rodrigo Carvalho (guitarra e vocal) fazendo sua primeira apresentação no Lower East Side. Com seu dream pop indie gracioso-com-doses-de-sujeira, a banda logo conseguiu uma pequena projeção, tocando até no reluzente Williamsburg Music Hall.
Os irmãos são de Maringá, Paraná. E o nome da banda foi tirado de R. Murray Schafer (compositor canadense) que faz referência à combinação de sonoridades, as tais “paisagens sonoras” que o dream pop tratou de se apropriar da música ambient.
O primeiro EP é de 2008, “Freestyle Family”, com boas críticas lá fora, remetendo de Sonic Youth e Pavement a Flaming Lips.
Os irmãos voltaram ao Brasil, em 2009. Pra São Paulo. Tempo de reestruturar e, em 2012, com a entrada de Guilherme Braga (guitarra) e Marco Vianna (baixo, o grupo pôde dar os passos pra culminar em “A Lifetime A Minute”, um EP de cinco músicas, lançado em 30 de outubro de 2014, via Balaclava Records (do pessoal da Single Parents).
A produção e mixagem é de Eduardo Xty. O disco foi gravado na icônica Casa do Mancha, em São Paulo, pelo próprio Mancha Leonel e por Diogo Valentino. A capa é do guitarrista Braga.
Segundo o vocalista Rodrigo Carvalho disse à Noisey, “‘A Lifetime A Minute’ significa viver intensamente, rapidamente, presente, passado e futuro se convergindo em um único flash“. Mas é um momento que você vai querer voltar a todo instante.
Ouça na íntegra:
1. Shooting Stars (clique aqui pra ver o vídeo)
2. Bright Young Hope
3. Shine On Us
4. Snake Charmer
5. Boys ‘n’ Girls