Esse é um caça-niqueis bem interessante, principalmente se você é brasileiro – e manauara. Em 1º de junho de 2005, o White Stripes surpreendeu o país ao tocar na capital do Amazonas, um local maravilhoso, mas totalmente fora do eixo dos produtores nacionais. Escolha surpreendente, mas acertadíssima.
Show com ingressos esgotados rapidamente, uma multidão se formou do lado de fora do centenário Teatro Amazonas e telões tiveram que ser instalados pra que todos pudessem ver o que acontecia lá dentro.
O dia foi histórico não só pra plateia nunca inserida na rota dos grandes shows, mas pro próprio Jack White, que havia se casado naquela manhã – e disse aO Globo: “eu me casei de manhã e toquei de noite, em plena Amazônia. Isso não acontece sempre na vida de uma pessoa, né?”.
Daí que aproveitando que o disco “Get Behind Me Satan” faz dez anos em 2015 – e que Jack White é uma das atrações do Lollapalooza Brasil – a Third Man Records lança “Under Amazonian Lights”, com o show no Teatro Amazonas em vinil duplo, CD e DVD. A base do show foi o disco.
De quebra, ainda tem duas demos jamais lançadas. A primeira, “Let You Down”, é uma gravação solo de Jack White, datada de 2000, que acabaria se tornando “The Nurse”. A segunda, “Ain’t No Sweeter Than Rita Blues”, é uma sobra instrumental de estúdio do disco de 2005.
Sobre “Under Amazonian Lights”, o comunicado oficial traz Jack White relembrando o dia: “palavras não podem descrever a beleza do Teatro Amazonas nem o furor levantado pela presença dos White Stripes. Não apenas havia o receio de que o som da banda provocasse rachaduras no gesso, que poderia cair sobre o público, como por causa de hábito/medo/deus-sabe-o-quê, os espectadores permaneceram sentados até receberem o pedido do próprio Jack White para que se levantassem. Como se não bastasse, durante o show, Jack e Meg se aventuraram lá fora, pra tocar de forma acústica ‘We Are Going To Be Friends’, pra multidão de fãs que assistiam o show pelos telões”.
Essa aventura do White Stripes fora do Teatro Amazonas, no gogó, pode ser considerada, talvez, a mais impressionante cena musical em terra brasileira nesse século. Um dia inesquecível.
Uma boa amostra do clima está nesse vídeo:
O show na íntegra você pode ver aqui (a parte de fora do teatro está a partir do minuto 38):
Abaixo, a lista de músicas do lançamento:
01. Blue Orchid
02. Dead Leaves And The Dirty Ground
03. Black Math
04. Love Sick (Bob Dylan cover)
05. My Doorbell
06. Passive Manipulation
07. Hotel Yorba
08. The Same Boy You’ve Always Known
09. The Same Boy You’ve Always Known (acústica)
10. Little Ghost
11. When I Hear My Name
12. I Asked For Water (Howlin Wolf cover)
13. Fell In Love With A Girl
14. The Nurse
15. Little Bird
16. Death Letter
17. St. James Infirmary
18. Screwdriver
19. Passive Manipulation (reprise)
20. I Just Don’t Know What To Do With Myself
(We Are Going To Be Friends – do lado de fora, acústica)
21. Seven Nation Army