E lá vem o Thom Yorke aprontando das suas. No dia 26 de setembro de 2014, ele “surpreendeu” o mundo (entre aspas, porque já não causa lá tanta surpresa, principalmente aos fãs, que acompanham de perto sua movimentação) ao lançar seu segundo disco solo, “Tomorrow’s Modern Boxes”, via BitTorrent, por seis dólares (pois é, não é de graça – e 90% do pagamento vai pra Yorke).
A própria BitTirrent manda avisar que esse é o primeiro torrent pago da história.
É uma experiência, segundo o próprio criador: “é pra ver se os mecanismos do sistema são algo que o público geral consegue se envolver. Se funcionar bem, poderá ser uma forma eficiente de dar às pessoas que estão criando seus trabalhos um pouco do controle do mercado da Internet. Permitindo a essas pessoas que fazem música, vídeo ou qualquer outro tipo de conteúdo digital, vender seus produtos independentemente”.
Bem, há outras formas de fazer isso, qualquer músico independente sabe (o Bandcamp está aí pra reforçar a afirmação). A diferença que Yorke quer fazer crer aqui é que com o torrent não há nenhum intermediário (servidor, nuvem, qualquer coisa). É uma entrega direta. E foi uma entrega que, em sete dias, chegou a um milhão de pessoas (esse é o número de downloads na primeira semana).
A discussão, porém, parece menos importante do que essa com a qual o próprio músico se envolveu recentemente. O que importa de fato aqui é que Thom Yorke lançou um disco novo. É o primeiro solo em oito anos, sucedendo o ótimo “The Eraser”, de 2006.
O disco também tem lançamento em vinil (clique aqui).
São oito músicas feitas em parceria com seu melhor parceiro, o produtor do Radiohead, Nigel Godrich.
Pra baixar, é só ir direto nesse link. O vídeo abaixo, de “A Brain In A Bottle”, vem junto:
1. A Brain In A Bottle
2. Guess Again!
3. Interference
4. The Mother Lode
5. Truth Ray
6. There Is No Ice (For My Drink)
7. Pink Section
8. Nose Grows Some
Ouça na íntegra (por tempo limitado)>