Em 2013, o Tindersticks completa vinta anos de carreira. Vinte e um, na verdade. O grupo foi formado em Nottingham, Inglaterra, em 1992, mas lançou seu primeiro disco, homônimo, em 1993.
De lá pra cá, foram nove álbuns de estúdio, cinco trilhas sonoras (a próxima será pra mais um filme de Claire Denis, “Les Salauds”, de 2013) e alguns EPs, participações e ao vivo. “Across Six Leap Years” é o décimo disco da banda, um disco especial.
O grupo foi ao Abbey Road, em abril, gravar ou regravar antigas canções de várias fases da carreira. Segundo o vocalista Stuart Staples, “começamos a suspeitar que essas gravações representavam a mais pura e mais bela declaração desse período juntos como uma banda. “Gravar essas canções de novo não tem nada a ver com resolver erros do passado, é muito mais sobre o poder do agora”, diz o tecladista David Boulter, no site oficial.
Por algum motivo, algumas canções foram se perdendo ao longo do caminho e nunca ficaram na gravações ou nos ensaios como foram imaginadas. “É parte celebração, parte reinvenção”, diz Staples.
O disco será lançado pelo selo da banda, Lucky Dog, em outubro de 2013. A produção é do próprio Staples. Pra acompanhar o lançamento, a banda sai em turnê comemorativa dos vinte anos.
“Across Six Leap Years” sucede o impecável “The Something Rain”, um dos melhores discos de 2012.
01. Friday Night
02. Marseilles Sunshine
03. She’s Gone
04. Dying Slowly
05. If You’re Looking For A Way Out
06. Say Goodbye To The City
07. Sleepy Song
08. A Night In
09. I Know That Loving
10. What Are You Fighting For?