Em Ypres, na Bélgica, fica o museu Flanders Fields World War. A cidade foi palco das quatro “Batalhas de Ypres”, conhecidos embates da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A primeira dessas batalhas é chamada de “Batalha de Flanders”. Foi aqui que os alemães fizeram os primeiros usos de armas químicas em guerra.
A cidade que já foi grande e próspera na Idade Média, hoje tem pouco mais de trinta e cinco mil habitantes e seu passado de horrores de guerra levou seus habitantes a reconstruir a história tentando preservar o passado. O local pouco a pouco se reergueu e hoje o município leva o título de “Cidade da Paz”.
O museu inaugurou recentemente uma exibição permanente sobre essas batalhas, em lembrança aos cem anos do início da primeira Grande Guerra. Voltando três anos antes, em 2011, os curadores chamara o Tindersticks pra fazer a trilha sonora pros visitantes da exibição.
É uma trilha feita pra contemplar e refletir. Ela é dividida em salas, de acordo com o formato e o conteúdo do ambiente.
As gravações aconteceram numa igreja em Londres, em 2012, e, então, levadas ao estúdio Le Chien Chanceux, na França, pra música ser preparada pra exibição.
Ela fica tocando sem parar, todo dia, o dia todo, no museu. Como diz a Stuart Staples, do Tindersticks, “é música sem começo, sem meio e sem fim”. Como a dolorosa história da cidade.
Mas ela foi agrupada como um disco, pra virar lembrança da visita (ou um convite a ela). O lançamento acontece em LP, CD e formato digital, a partir de 17 de outubro de 2014, via City Slang. Os formatos físicos são vendidos na lojinha do museu (só o CD) e na Internet (CD e LP).
Os vídeos da exibição foram feitos por Klaus Verscheure. Abaixo, duas amostras:
Room 1
1. Whispering Guns Parts 1, 2 And 3
2. Ananas Et Poivre
Room 2
3. La Guerre Souterraine
4. Gueules Cassées
Room 3
5. Sunset Glow
6. The Third Battle Of Ypres O.S.T.