TRIBUTO AO SECOND COME

O Second Come foi uma das melhores bandas nacionais de todos os tempos. Apesar da curta carreira (o grupo acabou em 1994), sua obra permanece irrepreensível, mesmo vinte anos depois, especialmente o clássico “You”, de 1993. Virou cult fácil – e merecido: ninguém fazia barulho como esses cariocas (ou o Pin Ups).

Nunca mais será possível rever o Second Come original. Infelizmente, em 11 de maio de 2009, aos 46 anos, o guitarrista e vocalista Fábio Leopoldino morria em consequência de um infarto fulminante.

Resta às novas gerações não deixar essa banda incomparável se encaminhar pro ostracismo. A Midsummer Madness Records, com uma coletânea em homenagem ao Second Come, recheada de várias bandas relevantes do alternativo brasileiro (não esse alternativo fofinho que a mídia brasileira está acostumada a promover), faz um belo trabalho pra deixar no topo o quarteto carioca.

A ideia de um tributo surgiu em 2009 quando da morte de Fábio L.: “a iniciativa veio dos amigos e bandas que frequentam a lista de discussões do midsummer madness. Dois anos depois, o tributo será lançado (…) no site do midsummer madness e também em CD digipack. As versões foram organizadas seguindo uma ordem: primeiro as versões do disco ‘You’, depois as versões das faixas das demos, em seguida, as versões do disco ‘Superkids, Superdrugs, Supergod And Strangers’ e fechando o tributo, uma versão para uma música gravada no Acústico do programa College Radio que nem título tinha”, diz o site do selo.

São 29 bandas participantes. As canções serão disponibilizadas no site (clique aqui e leia todos os detalhes do projeto) pra audição e download (de 128kbps) e 23 delas estarão na versão CD do tributo, que tem lançamento previsto para agosto/setembro 2011.

Um dos grandes registros do Tributo é essa versão pra “I Feel Like I Don’t Know What I’m Doing”, do álbum de estreia “You”, feita por ninguém menos que a Loomer, a banda que herdou a barulheira e a chiadeira generalizada dos homenageados. Ela abre o trabalho, que você ouve abaixo, na íntegra:

Conheça todos os participantes e as músicas coverizadas. Esse é um projeto que você precisa prestigiar. O Second Come merece.

01. I Feel Like I Don’t Know What I’m Doing (Loomer – RS)
02. Ten Fingers (Blanche – RJ)
03. Run Run (Lê Almeida – RJ)
04. 704 (Snooze – SE)
05. God And Me (Subburbia – PR)
06. The Shower (The Oort Clouds – RJ)
07. Mouse (Mauk & The Codfish – RJ)
08. Shoes (The Tamborines – UK)
09. Violent Kiss (Music Settlement – SP)
10. High High (Johann Heyss – RJ)
11. Interference (Soft & Mirabels – RJ)
12. My Cancer (Dash – RJ)
13. Wait (Cassim & Mutley – SC)
14. Scraper (Beally – RJ)
15. Little Friend Atmosphere (Enseada Espacial – RJ)
16. She Could Melt The Sun (Han(s)olo – MG)
17. Grapes (Supercordas – RJ)
18. It’s Wrong (Babies – PR)
19. Looking Smiles (Dois Em Um – BA)
20. Gashead (Cactus Cream – RJ)
21. You’re Coming / Fever Dream Trip (Nervoso E Os Calmantes – RJ)
22. You’re Coming / Fever Dream Trip (The Cigarettes – RJ)
23. The Great Broken Tree (Pelvs – RJ)

Faixas bônus da versão online
24. Cinco E Vinte Seis / I Feel Like I Don’t Know What I’m Doing (Luisa Mandou Um Beijo – RJ)
25. Sedative Distortion (Delta Cockers – PR)
26. Shoes (Essential Tension – RJ)
27. Deafening Sounds On My Mind (Leela – RJ)
28. Airhead (Dead Wannabes – RJ)
29. Wait (Babe Florida – RJ)

O Floga-se tem um vídeo do Lê Almeida tocando “Run Run” ao vivo, na Casa do Mancha, em São Paulo. Imperdível da mesma maneira: clique aqui.

Leia mais:

Comentários

comentários

6 comentários

  1. […] Second Come – “You” (1993) Eu estudava numa escola onde tinham várias camaradas que curtiam som e um deles me emprestou o “You” em k7, e só me falava o quanto o cover da Madonna era animal. Foi amor à primeira vista e o k7 ainda tinha o “Time Will Burn”, do Pin Ups, do outro lado. Esse disco definiu um pouco a minha maneira de cantar com mais melodia e de aumentar ainda mais as guitarras. Hoje eu tenho o “You” em vinil e o grande prazer de ter conhecido quase todos da banda, muita honra! (N.E.: Lê Almeida gravou uma cover de “Run Run” pro recente tributo ao Second Come) […]

  2. […] Second Come – “Old Shoes” (1997) A primeira demo do Second Come saiu em 1989, se chamava “Violent Kiss” e tinha quatro músicas. A “Old Shoes” que eu me refiro é uma compilação que eu fiz pelo midsummer madness anos e anos depois, juntando todas as três fitas demo que o Second Come lançou antes do primeiro disco, “You”. Dá para ouvir aqui. Resolvi incluir as demos do Second Come nos discos mais importantes porque acompanhei a banda durante toda a curta carreira dela, fiz grandes amigos nela, com eles e por causa deles. Boa parte do que eu aprendi e inventei, boa parte do que o midsummer madness se transformou, é consequência destes anos com a banda. Apesar de gostar muito dos dois discos, as demos são ainda mais importantes; mostram a evolução da banda, todas as influências. Nelas eu escuto todas as viagens, os ensaios, as roubadas, a ansiedade, que tinha muito a ver com o midsummer madness. O Second Come é uma das melhores bandas do mundo, e os lançamentos deles cabem fácil nesta lista. Não é à toa que ano passado o midsummer madness lançou um tributo ao Second Come com 29 bandas, dá uma escutada (N.E.: o Floga-se falou sobre o tributo aqui). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.