Na tarde de 9 de setembro de 2014, o U2 surpreendeu o mundo ao lançar gratuitamente, pelo iTunes, da Apple (via Island Records), o seu novo disco, “Songs Of Innocence”. É o décimo terceiro disco da carreira dos islandeses.
O trabalho foi anunciado em uma coletiva de imprensa da empresa em Cupertino, na Califórnia, Esteites. E, de cara, já se tornou um megahipersupersucesso, com 500 milhões de cópias sendo disponibilizadas no mundo inteiro. Sim, quinhentas milhões de cópias digitais.
“Songs Of Innocence” é o sucessor de “No Line On the Horizon”, disco lançado em 2009.
A produção é basicamente de Danger Mouse, o mais requisitado produtor da elite pop nesse novo século, mas conta também com o velho conhecido Flood, além de Paul Epworth, Ryan Tedder e Declan Gaffney.
São onze canções. Uma delas, a inicial, é uma homenagem a Joey Ramone, ídolo pessoal de Bono. E “California (There Is No End To Love)” preta reverência aos Beach Boys.
O disco com uma capa que mais parece rascunhada, gratuito que é, caiu rapidamente na Internet, sendo distribuído, compartilhado e divulgado a torto e a direito. é um case de marketing que só uma empresa do tamanho do U2 pode se prestar.
Abaixo, você pode ouvi-lo na íntegra, com as letras incluídas.
01. The Miracle (Of Joey Ramone) (clique aqui pra ver o vídeo)
02. Every Breaking Wave
03. California (There Is No End To Love)
04. Song For Someone
05. Iris (Hold Me Close)
06. Volcano
07. Raised By Wolves
08. Cedarwood Road
09. Sleep Like As Baby Tonight
10. This Is Where You Can Reach Me Now
11. The Troubles