O Canadá e a Ucrânia estão separados por uma distância média de oito mil quilômetros. Mas a distância encurtou. Alexander Kretov é de Kremenets, na Ucrânia. Shauna McLarnon, de Whitehorse, Canadá. Ela morou mais de dez anos pelas repúblicas soviéticas, passando por Moscou, Kiev, Yakutsk, Magadan, e acabou conhecendo Kretov nessas andanças. Se apaixonaram e daí nasceu o UMMAGMA.
Eles se conheceram num show do violinista Ivan Smirnov, em 2003, sucumbiram ao amor, se casaram, mudaram-se pra Krements, tiveram uma filha, montaram um estúdio caseiro (que foi crescendo e se modernizando com o passar dos anos) e criaram o Ummagma.
Eles escrevem, arranjam e tocam todas as músicas. Ele toca todos os instrumentos, produz, mixa e masteriza. Ela canta. Às vezes, recebem uns convidados pra tocar.
O som pode ser enquadrado no que chamamos de “dream pop“, mas a própria dupla, no release oficial, amplia esse leque, expondo as comparações que fazem da banda: “Cocteau Twins, Blonde Redhead, Pink Floyd, Peter Gabriel, AIR, Sigur Ros, Stereolab, Michael Brook, Lush, Mercury Rev, Talk Talk, Snow Patrol, Ultravox e Bowery Electric”.
Em julho de 2012, a dupla inovou: lançou simultaneamente os dois primeiros discos da banda. Dois. E cheios. Não são EPs, não são singles, são discos cheios. E eles se completam.
O primeiro, “Ummagma”, é melhor, mas acalorado, pra cima. “Antigravity” é mais denso e triste. O conselho é ouvir os dois na sequência. Você pode fazer isso na página deles no Bandcamp, ou aí embaixo, nos players.
Faça isso. Não há distância que impeça a música boa de chegar aos ouvidos de todos hoje em dia. Aliás, talvez sejam as duas únicas coisas que aproximam as pessoas hoje em dia: a música e o amor.
“UMMAGMA”
01. BFD
02. Upsurd
03. The Road To Lees
04. Human Factor
05. Orion
06. Outside
07. Rotation
08. Risky
09. NIMBY
10. River Town
11. Talk To Her
12. J.S. Bach
Ouça na íntegra:
—
“ANTIGRAVITY”
01. Lama
02. Micro Macro
03. Back To You
04. Kiev
05. Live And Let Die
06. Colors
07. Photographer
08. Beautiful Moment
09. Autumnmania
10. Balkanofellini
11. Titry
12. 1+1=3
Ouça na íntegra:
Veja o vídeo de “Colors”:
Thank you so much to Floga-Se for writing this article. It’s wonderful and we very much appreciate your support for our indie music love project 🙂 Nice review! 🙂
[…] “Teenage Red” (em breve, falo dele aqui), pegou a delicada faixa “Lama”, do primeiro/segundo disco do Ummagma, “Antigravity”, e deixou-a ainda mais […]