VAMPIRE WEEKEND

Não, eles não são os “novos Strokes”, nem nada parecido. São só o VAMPIRE WEEKEND. Mas ounvindo o disco de estréia deles, “Vampire Weekend”, posso dizer que ser o Vampire Weekend é bom demais, um ótimo elogio.

A banda surgiu em 2006, em Nova Iorque, e como toda boa novidade mostrou um certo apreço por fazer música decente e renovadora (não “inovadora”, note a diferença), o que hoje em dia é um tanto difícil – e só ver as bandas que a gente gosta aqui no Floga-se.

O que faz o Vampire Weekend ser muito bom é simplesmente a música – já que as letras ainda são um tanto bestas. É como se o Police ou o Madness ou o Strokes tivessem passado uma temporada na Polinésia Francesa ou no Taiti ou no Havaí. É tudo isso, mas é Peter Gabriel ou Paul Simon ou Talking Heads. O som exala frescor, clima de verão, como se você tivesse acabado de sair do banho e estivesse extremamente limpo, com cheiro de sabonete.

São bongôs, atabaques (ops!), “uma coisa meio afro”, diria o outro mais fdp. É guitarra e baixo e tecladinhos safados. É um quarteto. É rock, mas não é exatamente. Eles são Ezra Koenig, Rostam Batmanglij, Christopher Tomson e Chris Baio, todos amigos universitários da Columbia, para quem as últimas férias ainda não acabaram.

Mas elas acabaram. Chega de mamata. Depois de três EPs que chamaram bastante atenção, eles entram em 2008 certos de que esse será o seu grande ano. Começa com o lançamento do primeiro disco, já citado aí no começo do texto; passando por uma grande turnê norte-americana, preenchendo totalmente os meses de fevereiro, março e abril, quando tocam no Coachella. A turnê começa hoje, dia 29 de janeiro, em Nova Iroque, no Bowery Ballroom, junto com o lançamento do disco na Inglaterra e EUA, e segue pelos dois meses seguintes em colégios, universidades, museus (!), pequenos clubes e teatros. É hora de embalar as férias dos outros.

É impossível não se empolgar com o primeiro disco, fácil de ser encontrado na Internet. As cinco primeiras músicas são impressionantes, renovadoras, para sair dançando por aí (ula-ula, se você for mulher), com uma gelada na mão.

O verão tá com cara de inverno? Peça uma ajuda ao Vampire Weekend.

Segue as informações do disco, lançado pela XL Records:

01. Mandard Roof
02. Oxford Comma
03. A-Punk
04. Cape Cod Kwassa Kwassa
05. M79
06. Campus
07. Bryn
08. One (Blake’s Got A New Face)
09. I Stand Corrected
10. Walcott
11. The Kids Don’t Stand A Chance

vampireweekend-vw

De quebra, o engenhoso primeiro vídeo da banda (de “A-Punk”):

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.