Esse é o terceiro disco do VICTIM!, o projeto mais extremo de Cadu Tenório, do Sobre A Máquina, Gruta, Santa Rosa’s Family Tree e Ceticências. O primeiro foi “Sexually Reactive Child”, em maio de 2012; e o segundo, “This Is What You Love, Young Man, And It Isn’t Beautiful!”, de setembro do mesmo ano.
Mas “Lacuna” marca uma fase diferente do VICTIM!. “É provavelmente o mais melódico, e o primeiro com letras em português”, conta Cadu. As canções são todas partem de melodias, o que já diferencia dos anteriores, mas ainda assim Tenório avisa: “considero diferente, embora continue explorando os ruídos no entorno, e existe foco nos field recordings e microfonias controladas, mais do que nos anteriores”.
“Escolhi (usar) o piano elétrico porque poderia justamente acrescentar pedais. As microfonias controladas geradas pelos feedbacks dos microfones na caixa do piano elétrico, e manipuladas pelos pedais têm um caráter mais ‘sinfônico’ no disco, se é que posso chamar assim: é um disco menos agressivo, mais melancólico”, explica.
Os silêncios também são bem mais explorados aqui do que nos primeiros discos, o que alivia os ouvintes e destaca os arroubos sonoros.
Com tudo isso e apesar de tudo isso, de fato, o disco continua experimental o suficiente pra afastar os ouvidos pouco acostumados. Nem as letras em português se fazem compreensíveis, distorcidas, sussurradas, gritadas e encobertas que estão.
Das oito músicas, seis tem letras: duas em inglês, quatro em português. Mas é em “Afeto”, lúgubre em cada nota; e em “Vácuo” que elas são melhor compreendidas. De qualquer forma, no disco que será lançado no começo de abril de 2013, via Sinewave Label, há um arquivo com a arte e as letras – que serão impressas no formato físico, que sai semanas depois, via TOC Label. Dá pra acompanhar a poesia simples de Cadu Tenório.
As composições, gravações e mixagem são de Tenório e a masterização, de Emygdio Costa, também do Sobre A Máquina.
Esse é o disco mais acessível do VICTIM!, e um dos mais emotivos que Cadu já fez – o primeiro em que ele resolveu se expressar em todas as vias, da musical à poética. A questão continua a mesma dos lançamentos anteriores: seus ouvidos estão preparados?
O disco foi lançado em 8 de abril de 2013. Clique aqui pra baixar de graça.
1. Superfície
2. Círculos
3. Lacuna
4. 31
5. Farto
6. Afeto
7. Vácuo
8. Fundo
Veja o vídeo oficial da faixa-título, dirigido e editado pelo próprio Cadu:
gostei do som, é o mais interessante do victim que já ouvi
[…] perguntará o antenado leitor. Sim, sim, “Lar” saiu poucos dias depois do ótimo “Lacuna”, meio de surpresa, via 4 Eyes Netlabel, um selo virtual […]
[…] é o terceiro disco do VICTIM! lançado em 2013. O primeiro foi ótimo “Lacuna” e o segundo, “Lar”, com apenas duas […]