“Oitoitenta” foi lançado em 2009, pelos paulistas de São José dos Campos, Alarde (em 2010, saiu em CD, via Pisces Records). O quarteto formado por Luiz Silva (guitarra e voz), Rodrigo Silva (bateria), Gabriel Felix (baixo) e Felipe Freitas (guitarra), continua capitalizando em cima do álbum, agora com o lançamento de duas peças visuais, um documentário de trinta minutos mostrando os bastidores da gravação do disco, e o clipe pra faixa “Amém”, com uma participação especialíssima.
Precisamente, segundo Luiz Silva, as duas peças “foram concebidas a partir das imagens captadas durante o processo de gravação do disco, entre os meses de outubro e dezembro de 2008”. “O (…) registro daqueles intensos dias em que gravamos nosso disco de estréia permeia as oito horas de imagem que foram captadas durante todo o processo”, revela.
Das oito horas, o diretor Padu Palmerio (do vídeo de “Vida Bandida”, também do disco), extraiu e editou exatamente trinta e dois minutos, num processo que se imagina tenha sido hercúleo – e sem roteiro. O resultado final, diz Luiz, “nos consagrou com a memória nítida daquele momento especial pra nós”.
O documentário mostra basicamente a banda em estúdio, num ritmo lento, gravando vocais, backing, bateria, guitarras… E a participação do grande Lanny Gordin (o próprio). Gordin aparece no estúdio e toca sua guitarra com uma calma e uma leveza que chega a irritar, como se estivesse no ponto-morto – ou, como se diz por aí, “estava sendo, mais uma vez, gênio”.
“A partir do momento em que estava certo que o Lanny faria a participação especial em ‘Amém’, decidimos registrar os takes de todos os instrumentos dessa música. Queria ter a memória bem clara pra mim, da honra que é a contribuição de um cara como o Lanny gravar uma guitarra em uma música nossa”, exalta Luiz.
E ele completa: “o videoclipe de ‘Amém’ é uma pequena homenagem nossa à presença e energia da benção sonora que o Lanny Gordin proporciona. Trata-se do guitarrista mais influente da música brasileira, um artista que extrapola o entendimento e uma pessoa muito especial, humildemente, um gênio”.
A banda sabe que tem um material precioso em mãos: “não existe no YouTube algum material (…) com o Lanny em estúdio, desde os tempos de Tropicália. Sinceramente, é um material muito precioso”.
Veja o clipe de “Amém” aqui:
A Alarde está no processo de gravação do segundo disco. Assim, o documentário abaixo encerra todo o ciclo:
Vida longa, Alarde! Vocês são foda!