“Phosphene Dream”, o novo disco do Black Angels, chega às lojas (dos países onde interessa ser lançado, o que não inclui a gente) nesse dia 14 de setembro, pela renascida Blue Horizon Records (clique aqui para detalhes).
Pra promover o disco, a banda colocou na linha “Telephone”, pra ser o primeiro single. Foi essa canção que eles tocaram quando apareceram pela primeira vez na televisão estadunidense, no programa do David Letterman, lembra?
Agora, o vídeo oficial.
Mas não o telefone “comum”, e sim aquele sem-fio. A banda se inspirou numa velha lenda da falha de comunicação nas trincheiras de Primeira Guerra Mundial: as tropas inglesas precisam reforçar as que já estavam em andamento para o ataque; daí o coronel disse “envie reforços, nós estamos avançando” (“Send for reinforcements we are going to advance”).
Daí, de acordo com o guitarrista e vocalista do Black Angels, Christian Bland, os soldados foram passando a mensagem de ouvido em ouvido e, ao final, a mensagem que chegou foi “envie três ou quatro centavos, nós vamos dançar” (“Send three & four pence we are going to dance”), de modo que ninguém entendeu a mensagem, nenhum homem avançou para o reforço e as tropas foram abatidas.
Nesse vídeo, há o telefone sem-fio, mas obviamente não se conhece o conteúdo da mensagem, até porque a letra não dá pista alguma. Porém, Bland dá uma dica, com os dizeres do próprio disco: “nós encorajamos você a repensar seus preconceitos, questionar a autoridade e criar seus próprios métodos de sobrevivência”. Uia!
Passe adiante, afinal a música é uma beleza: