VÍDEO: CULTS – GO OUTSIDE

A MTV havia feito um vídeo pra espetacular “Go Outside”, do primoroso primeiro disco homônimo do Cults. Era estrelado por Emma Roberts e Dave Franco, o irmão mais novo do ator James Franco. Mas a própria dupla tratou de avisar: aquele não era o vídeo oficial da música, e sim um especial da MTV (chamado “Supervideos”).

Fizeram bem. Porque aquele vídeo era uma tremenda baboseira.

Aqui, o Cults usa os mesmos recursos de fotografia e edição utilizados em sucessos do cinemão, como “Forrest Gump”, por exemplo, pra mergulhar no maior massacre de civis americanos da história (até o 11 de setembro), que aconteceu em 1978, num local batizado como Jonestown, na Guiana (na América do Sul), em alusão ao seu mentor, o malucão Jim Jones.

Jones era o chefe da seita chamada The Temple’s People, que levou ao suicídio 918 pessoas, incluindo 270 crianças (ao serem induzidas a beber suco de uva contendo cianureto de potássio). A história (e uma banda e disco espetaculares) você pode conhecer nesse post, que coincidentemente escrevi há poucos meses.

No vídeo de “Go Outside” há, claro, uma liberdade histórica um tanto macabra, ao misturar realidade e ficção, começando com o noticiário do massacre e retroagindo quatro anos, pra mostrar os seguidores felizes e enxertar imagens da banda e de alguns indivíduos cantando a bela peça musical do Cults.

O final é realista e, pra quem conhece a história, chocante (embora sem ser explícito): mostra a cena do embarque no avião daqueles que chegaram a um acordo pra sair de Jonestown; mas que iriam morrer pelas balas dos seguranças da seita, incluindo aí o primeiro e único deputado estadunidense morto em serviço, Leo Ryan, antes mesmo de embarcarem na aeronave.

Todas as pessoas que você vê sorrindo no vídeo estão mortas.

Leia mais:

Comentários

comentários

4 comentários

  1. A seita do Jim Jones (“vamos passar as sacolinhas”, na versão Tim Tones do Chico Anísio) não era, por ventura, a mesma do pastor tele-evangelista de nossas infâncias, o Jimmy Swaggart – primo do piro-pianista rock’n’roll Jerry Lee Lewis, era?

  2. […] O segundo disco do Cults chama-se “Static” e tem o dia 15 de outubro de 2013 como data de lançamento, via Columbia Records. É o sucessor do ótimo “Cults”, de 2011, que rendeu o sensacional (pra não dizer histórico) clipe de “Go Outside”. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.