Há um assunto recorrente nas minhas conversas com as bandas nacionais: a necessidade de gerar conteúdo pra difundir nos canais de informação apropriados. Hoje em dia, não dá mais pra banda gravar um disco, marcar uns shows e esperar que todo mundo vá atrás, mesmo com divulgação apropriada de um selo ou gravadora. É preciso criar pautas e interesses pra estar sempre em evidência. É preciso substituir aquela antiga tática de tocar direto em rádio, algo que ainda existe, mas que todo mundo sabe: é caro demais.
Nesse sentido, a Hangovers tá na frente. A banda é formada por três cabeças que pensam essa nova necessidade: Liege Milk, Gabriel “Lixo” Martins e Theo Portalet. “Esse video do ‘Molón…’ surgiu da nossa constante busca por geração de conteúdo. A banda tem circulado muito e feito muita coisa massa”. diz Portalet, com exclusividade ao Floga-se.
“Como a gente costuma captar bastante material dos nossos shows e viagens, a gente decidiu pegar essas imagens e fazer vídeos dos dois primeiros EPs. A meta é lançar um album cheio, com músicas inéditas, no segundo semestre, e esse material ficaria esquecido. Também estamos pra lançar nesse primeiro semestre mais vídeos com músicas do primeiro e segundo EPs – como se os dois tivessem sido lançados simultaneamente!”, revela.
E completa: “a banda tem circulado muito e feito muita coisa massa. Decidimos pegar shows marcantes pra nós, como o CGV (‘Circuito Gerador Votorantim’), onde tu toca num gerador de energia, no meio da rua, pra quem estiver passando… Pra nós foi muito marcante, pois pararam ambulantes, crianças e gente de todas idades, por livre e espontânea vontade… Também colocamos imagens do festival Demosul, em Londrina – que foi uma jornada penante pra nós, o carro quebrou cinco vezes, dormimos na estrada… Também fizemos questão de registrar o ensaio na Trama Virtual – que deu origem ao segundo EP – e finalmente imagens de um show em Sorocaba – que é literalmente a segunda casa dos Hangovers”.
Assim, o que você vai ver nesse vídeo de “Molón E O Grunge Universitário” é basicamente isso: imagens de estrada, da banda ao vivo e de bastidores. A canção está no primeiro EP do trio, “Bebendo Socialmente”, de 2011.
A peça foi contém imagens de Tatiana Plens, Andrio Maquenzi, Ana Carolina “Chi” e do próprio Theo Portalet, que sempre tá com sua câmera a tiracolo. Quem editou e dirigiu tudo foi Gabriel Lixo. É um trabalho caseiro, porém de enorme qualidade.
Com relação ao disco que Portalet citou, “a idéia inicial (muito inicial) é regravar algumas poucas músicas dos primeiros EPs e botar outras novas, mas é um lance muito zigoto ainda, botamos como meta pro inicio do segundo semestre; ainda estamos vendo quem pode produzir, onde produzir, mas acho que em dois meses devemos ter novidades. Estamos em processo de produção e composição”.
Mesmo com o disco embrionário, a banda deverá ter ainda mais material pra produção de suas peças visuais. É que a Hangovers, no final de maio, vai a São Paulo pra sua terceira turnê no estado, tocando no Festival PIB de música instrumental e em outros shows. É ficar atento a nossa agenda de shows pra pegar a banda no pulo – e, quem sabe, aparecer num futuro vídeo dela.
[…] Esse é mais um esforço do trio em traduzir em imagens sua música urgente e divertida (brincalhona?). Lembra do vídeo de “Molón E O Grunge Universitário”? […]