VÍDEO: HEROD – COLLAPSE

“‘Umbra’ é uma palavra latina que significa sombra e escuridão”, diz Sacha Ferreira, guitarrista da Herod, no vídeo de bastidores da produção do novo disco do grupo, chamado justamente “Umbra”.

Esse vídeo, pra “Collapse”, o primeiro tirado do disco e liberado com exclusividade ao Floga-se, reflete bem isso: luzes e sombras (ou luzes que produzem sombras) composição que compõem o quadro ideal pra música da banda.

Mostra uma bailarina num ambiente iluminado apenas por um foco de luz. Ela contra esse foco. Nas paredes, sua outra expressão, sua sombra, seu oposto ou seu complemento. No som, a Herod descendo o braço.

O próprio Sacha Ferreira dirigiu a peça.

Sobre o conceito, Elson Barbosa, baixista, explica: “‘Collapse’ é a música mais curta e mais pesada do disco. Nos brainstorms de ideias pro vídeo, pensamos em fugir um pouco da ideia fácil de fazer um vídeo violento e tentar fazer o oposto – o vídeo mais delicado possível que não fosse de gatinhos felizes. Eu tinha acabado de rever ‘Cisne Negro’, do Aronofsky, e sempre achei demais o quanto ele conseguiu fazer um filme denso e violento em um universo tão delicado e feminino, como é o do balé. Daí a ideia – filmar uma bailarina dançando balé clássico em cima de uma música densa e pesada. Chamamos a Mariana, uma conhecida nossa, que gostou tanto do convite que bolou diversas ideias para a dança, interpretando o Cisne em cima da música. A iluminação deu um ênfase muito legal nas sombras, pra casar com o conceito do disco. O resultado taí”.

É um belo trabalho de direção e edição. As muitas tomadas e planos ajudam a compor a dramaticidade, junto com a dança. As filmagens aconteceram numa escola de dança chamada Cumbre, no centro de São Paulo.

Mais importante do que o próprio vídeo, é que o disco finalmente ganhará os ouvidos de todos em 5 de setembro de 2013, via Sinewave Label, após um longo período de maturação. O trabalho que antecede “Umbra” é “Absentia”, de 2010.

Essa é a primeira e aguardada dose de escuridão:

Leia mais:

Comentários

comentários

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.