Embora a banda esteja rodando por aí desde 2007, o NOVANGUARDA surgiu pra mim como uma boa surpresa com seu clipe de “O Palanque”.
O Novanguarda é um trio pernambucano, da cidade de Floresta, formado em 2007 por Julio Ferraz, que levou o projeto meio como banda-de-um-homem-só até 2009, quando Manoel Fubika e Carlinhos V10 se juntaram a ele.
Tem uma trajetória muito parecida com a de muitas bandas alternativas nacionais: funciona na garra, meio quando é possível, sem abraçar o profissionalismo por motivos de necessidade de sobrevivência. Tanto que apesar dos singles e demos já lançados, a banda só lançará seu primeiro disco, “A Máquina De Retratos”, provavelmente em agosto de 2012, de maneira independente.
O som é definido pelo próprio trio como “power trio de acid noise rock alternativo”, mas pode ser alocado naquela mesma pasta em que a Hierofante Púrpura está, embora aqui você vá escutar mais distorções, o adorno mais atraente da música desses pernambucanos.
Assim que o disco for lançado, colocarei todos os detalhes dele aqui, pra quem quiser ir mais a fundo no universo da banda (que bem podia ter escolhido um nome menos “bobinho”, menos óbvio, menos trocadilho). Por enquanto, fique com o clipe de “O Palanque”, igualmente psicodélico – e ouça um pouco mais no SoundCloud oficial.
[…] 05. Dentro De Mim 06. Pedro E O Tempo Em Seu Relógio De Papel 07. Estava Com Você 08. O Palanque (clique aqui pra ver o vídeo) 09. Amanhã Já Se Foi 10. Maria 11. A Rosa 12. […]