Ok, “V” é o número romano pra “cinco” e é uma escolha bem óbvia pra ser o título do quinto disco do Wooden Shjips. Mas o “V” quer dizer mais do que isso. Quer dizer paz e amor, nas termologia consagrada pela hippiemania durante a guerra do Vietnã, e bastante a cara de uma banda neo-psych-hippie de um estado bem metido a paz e amor como a Califórnia (mas que todo mundo sabe que nem sempre é assim).
Apesar desse parágrafo parecer desmerecedor, não é por aí: o Wooden Shjips é um dos grupos mais interessantes dessa leva neo-psych que surgiu há uns dez anos, principalmente pelos dois discos imediatamente anteriores, o incendiário “West” (2011 – ouça na íntegra) e o classudo “Back To Land”(2013 – ouça aqui na íntegra).
“V” também pode ser encarado como um aceno ao “V da vitória” que Winston Churchill mandou logo que assumiu pela primeira vez o comando do governo britânico, peitando a imprensa que duvidava do seu “triunfo contra a tirania” de Hitler. O tirano agora é outro, certo Trump?
Não importa a forma que você leia esse “V” do Wooden Shjips, o fato é que, a checar a primeira música de trabalho, “Staring At The Sun”, o ouvinte se depara com uma banda muito mais tranquila e sossegada. A canção é uma delícia como ficar viajando só olhando pro sol…
Aqui, você ouve o disco na íntegra:
O Wooden Shjips paz-e-amor “V” chega ao mercado dia 25 de maio de 2018, via Thrill Jockey, o mesmo selo dos trabalhos anteriores.
As sete canções foram escritas pelo guitarrista e vocalista Ripley Johnson (também do Moon Duo), que as executa com Omar Ahsanuddin (bateria), Dusty Jermier (baixo) e Nash Whalen (teclas). A produção, na maioria, é de Jason Powers, com gravações no Types Foundry Studio, em Portland. As guitarras e vocais foram gravadas no estúdio caseiro de Johnson, por ele mesmo. A mixagem é de Cooper Crain.
1. Eclipse
2. In The Fall
3. Red Line
4. Already Gone (clique aqui pra ver o vídeo)
5. Staring At The Sun
6. Golden Flower
7. Ride On