“The Alone Rush” é o quinto disco do Wrekmeister Harmonies, capitaneado pelo doidão JR Robinson. O disco sai dia 13 de abril de 2018, pelo mesmo Thrill Jockey Records, selo que lançou os discos anteriores, e sucede “Light Falls”, de 2016.
Como o trabalho anterior, “The Alone Rush” apresenta canções mais curtas – os primeiros discos, “You’ve Always Meant So Much To Me” (2013) e “Then It All Came Down” (2014), traziam uma única música cada, com duração de mais de trinta minutos. “Night Of Your Ascension”, o terceiro, lançado em 2015, tinha duas músicas.
A disposição do Wrekmeister Harmonies é pra viagem em espiral pras profundezas de uma claustrofóbica câmara de sentimentos obscuros. Vocais espectrais, sinos, guitarras circulares, bateria ritualística, clima sombrio, como se o Nick Cave resolvesse fazer dark metal ou coisa que o valha.
Mesmo em formatos diminutos, as canções aqui seguem a mesma linha – e ainda mais sombrias. A diferença é que enquanto nos trabalhos anteriores um coletivo de até vinte músicos carregava as harmonias, aqui é Robinson e a parceira Esther Shaw que comandam o roteiro. Thor Harris, baterista do Swans e do Shearwater, completa o tripé.
Os temas meditativos e experimentais (“Forgive Yourself And Let Go” tem guitarras se contorcendo) criam um suspense convidativo ao ouvinte. Experimente ouvir sozinho, todas as luzes apagadas e faça um enorme esforço de autocontrole pra não despertar alguns demônios pessoais.
1. A 300 Year Old Slit Throat
2. Descent Into Blindness
3. Behold! The Final Scream
4. Covered In Blood From Invisible Wounds
5. Forgive Yourself And Let Go
6. The Alone Rush