YO MATÉ A TU PERRO – EP 2014

Já são três EPs. O “EP 2014” é o terceiro. YO MATÉ A TU PERRO, quarteto mexicano – de Santa Catarina, Monterrey e formado em 2009 por Lili (teclado e voz), Robe (bateria), Jehú (guitarra e vocal) e Isac (baixo) – é um sopro de vitalidade no shoegaze/dream pop.

Não só por ser latino e cantar em espanhol, mas porque exercita mais melodias do que ruídos gratuitos, ou camadas gratuitas de ruídos. Ao mesmo tempo, sabe ser barulhento. É, pode-se dizer, um passo a frente do que o Ringo Deathstarr e mais recentemente o Cheatahs fizeram pelo estilo. No fundo, são sempre as melodias que valem.

O primeiro EP, o “EP 2010”, ainda era um ajuste de fórmula. Três músicas, psych-noise, uma injeção lo-fi que deixa tudo bem mais cru (um bom exemplo: “Todo Lo Que No Me Gusta Está Mal”).

Ouça na íntegra:

Veio o “EP 2012”, o segundo. A faixa de abertura é a que nomeia a banda. Uma impressão de identidade. O equilíbrio de doçura, desleixo e incômodo. Nascia enfim o som desses mexicanos – embora não seja um EP tão bom (“Casa” é dispensável, por exemplo).

Ouça na íntegra o EP:

Um grande barato do grupo são seus títulos de música (além do próprio nome da banda): “Mary Jane Watson”, “As Veces Caer Es Subir”, “50 Horas De Starcraft” e… “Owen Wilson”, a música que projetou o grupo (desculpe-me pelo exagero, afinal o grupo não é conhecido muito além da esquina de casa), e que não está em nenhum dos EPs.

Veja o vídeo:

É um tanto contrastante com declarações que a banda deu sobre o que representa seu som: tido como pra aqueles que levam “uma vida normal, como 90% das pessoas, monótona, embebedando-se aos finais de semana, trabalhando por uma miséria pra sobreviver (…) é muito ruído pra deixar de pensar nesses problemas de adultos, que odiamos”. Parece sério em excesso, mas é só explosão juvenil.

O “EP 2014” foi lançado em 6 de setembro. São cinco faixas redondinhas, pra incomodar e pra esquecer dos problemas.

A leveza de “Nunca Es Suficiente” é arrebatadora. “Tom Pain” é sombria. “Tristeza” não nega o nome. São cinco formas diferentes em cinco canções ligadas pela distorção, barulho e pela melodia assoviável. Yo Maté A Tu Perro encontrou a sua fórmula.

1. A Veces Caer Es Subir
2. Nunca Es Suficiente
3. Voy A Ir A Una Secundaria A Matarlos A Todos
4. Tom Pain
5. Tristeza

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