ZLOTA JESIEN é um quarteto polonês. Escreve-se Zlota Jesien e pronuncia-se “islóta ieixien”. Significa “outono dourado” e é o nome de uma casa de repouso comandada por abnegadas enfermeiras polonesas e dinamarquesas.
Pouco se sabe do grupo, além disso. É formado por Emil Macherzylski, Kuba Malinowski, Mikolaj “Miki” Kolaczek, Milosz Cirocki, e conta nos vocais com Ada e Kasia. Surgiu em Varsóvia, capital da Polônia, no início da década. Logo ganhou projeção local com seu noise-punk-shoegaze.
Vocais gritados ou melódicos, músicas curtas (de menos de um minuto) e outras ruidosamente longas (de quase dez minutos), insanidade, sujeira, garageira: está tudo no mesmo pacote desses malucos.
O primeiro disco é esse “Girl Nothing”, com letras em polonês e inglês. Antes, apenas um single, “Mlynów” (que quer dizer “moinhos”), com nove minutos de insanidade e ruídos velvetianos:
O disco fez a banda chegar a um dos mais bacanas festivais da Europa, o OFF Festival, em Katovice, Polônia, pra dividir escalação com Patti Smith, Ride, Run The Jewes, Sunn O))) e outros.
Não é um disco fácil, mas ao vivo é um petardo, como mostra o vídeo oficial de “I Am Mary Poole”:
Aqui, “Blossoming/Milk leg”, ao vivo em Varsóvia, em dezembro de 2014:
Ouça na íntegra e tente não se surpreender com a loucura desprendida desses poloneses:
1. Cottage Cheese From The Lips Of Death (Dzwon? po psy)
2. Girl Soccer
3. Milkleg/Blossoming
4. (Blue Reed)
5. I Am Mary Poole
6. Kittens!
7. Xanax OD Grindcore Lover
8. Urodziny Kasi
9. White Void 1993 (Girl Nothing)