“Quem?”: você deve ter feito a mesma pergunta que eu. Então, vamos por partes.
Primeiro, que disco é esse? “Echoes In The Alleyway” é um disco-tributo ao Doves, cuja ideia nasceu depois de um show da banda, em abril de 2010, entre fãs extasiados e um tanto alterados, etilicamente falando.
Os caras levaram a ideia adiante, depois da ressaca curada, publicando-a no fã-site, “só pra ver qualé”, segundo dizem, obviamente numa tradução livre. Eis que os interessados em participar do projeto começaram a aparecer.
Em 18 de outubro último, o disco (duplo) finalmente pôde ser lançado. O melhor: é de graça, num download de 320kbps, nos formatos MP3 e WAV. Pra baixar, basta clicar aqui. Quer dizer, não custa nada, mas a equipe organizadora pede que você, ao menos, contribua com o Teenage Cancer Trust. Nada mais justo, acho.
No resultado final, algumas boas surpresas.
Mas você não vai achar nenhum nome conhecido entre as bandas que fizeram as coveres, embora possa conhecer um a um no site do projeto, num trabalho bastante completo de apresentação dos participantes. E é aí que entra a Alambradas.
Quem afinal é o Alambradas?
Eis a descrição do Alambradas, pelo próprio site: “um computador, um microfone, um teclado e uma voz. Assim é como Nicole Patrício, uma garota de 18 anos, de São Paulo, Brasil, faz sua música sob o nome de Alambradas. Ela define suas influências como ‘tudo o que você jamais ouviu’ e seu som é ‘algo simples, mas complicado'”.
Ok, pode não querer dizer muita coisa e nem o MySpace dela quer. Mistério (ou preguiça, ou desprendimento). Há apenas duas músicas, incluindo a participante deste projeto. Mas é fato que ela desconstruiu o original do Doves de tal forma que merece aplausos – além de ter uma voz entusiasmante.
Ouça aqui a versão original de “Melody Calls” (do disco de estreia, “Lost Souls”, lançado em 2000):
E confira a versão do Alambradas, pra ver se não é pra dar razão (dá pra baixar a canção, como é possível perceber, na setinha no menu à direita do player; então, faça-o):
Olha o serviço:
Disco 1
01. Dementio13 – Firesuite
02. The Honored Guests – M62 Song
03. Tom Hummer – House Of Mirrors
04. A Clearing – Snowden
05. Substance – Sea Song (Substance Sonar Remix)
06. Springtide – Rise (Live From Abandoned Seaside)
07. Thoughts Of Crossing – Compulsion
08. Loren Carpenter – Red Guts – The Last Son
09. prAnkster – Caught By The River
10. Ella Constantinides – Friday’s Dust
11. Clarion – Words (Reprise)
12. Bradley Rains – The Cedar Room
Echoes In The Alleyway: A Tribute to Doves Disc One by Echoes In The Alleyway
Disco 2
01. Supercade – Eleven Miles Out
02. Town Criers – Black And White Town
03. Fourteenhours – Here It Comes
04. Dr.Keys – Dub’s House Of Mirrors
05. Silentjets – The Outsiders
06. Substance – Spellbound (Substance Quartet Mix)
07. The Jetsprays – Brazil
08. Alambradas – Melody Calls
09. Loren Carpenter – Red Guts – Some Cities
10. Richard Stephens and John Howe – Andalucia
11. John Rockliffe – Caught By The River
12. The Nurse Who Loved Me – The Cedar Room
13. Modeon – Ambition
Echoes In The Alleyway Disc Two by Echoes In The Alleyway
Prometo conseguir mais informações da Alambradas o mais rápido possível. Se você quiser, além do MySpace que passei acima, é possível segui-la no Twitter, em @alambradasmusic.
[…] lembra da Alambradas, projeto da mocinha Nicole Patrício, que participou de um disco-tributo ao Doves e da qual falei em 2010? Pois ela havia dado uma baita sumida – pra só reaparecer […]
[…] é típica cria da “geração indie”. Nicole Patrício apareceu ao participar de um projeto-tributo ao Doves, em 2010, e jamais havia “lançado” nada […]