Os indianos do Aswekeepsearching chegam ao quinto disco (que eles contam como quarto), “Sleep”, de um modo surpreendentemente pertinente.
Os trabalhos anteriores, especialmente o anterior, “Rooh”, de 2019, exibiam um post-rock um tanto qualquer-nota – vigoroso em muitas passagens, mas nada que não se ouvisse em similares mundo afora, o que, é sabido, não é muito difícil de conseguir.
O grande diferencial da banda está na no fato de cantar em hindi. É, convenhamos, muito, pra nossa cultura ocidentalizada e só.
Com “Sleep”, porém, o grupo fez mais. Canta em hindi ainda, ok, mas a graça está mesmo no seu som, que pode ser pejorativamente chamado de “muzak”, só que se existe um muzak pertinente é esse, pelo momento que o mundo atravessa, pela necessidade que todos temos de manter a cabeça ativa e, na outra ponta, descansada.
“Nós conversamos sobre fazer um disco que nos colocasse pra dormir (no bom sentido!)”, diz a banda no texto oficial no Bandcamp. “Em novembro (de 2019), começamos a colocar as ideias em prática e em um mês terminamos de gravar oito canções na nossa sala”.
Veja, “Sleep” nasceu pré-pandemia e ele é totalmente moldado pra vida em isolamento social. Premonição?
“Se você gostou dos nossos trabalhos anteriores e se perguntou como seria um álbum de ambient indiano, ‘Sleep’ pode responder a algumas dessas perguntas. Somos nós, olhando pra dentro, mais do que nunca, o bem-estar mental e um espaço seguro pra a mente de nossos fãs”, dizem.
Eles fizeram também uma série de vídeos pra casar com as músicas, que você talvez queira ver aqui.
“A saúde mental e o bem-estar são preocupações sérias, e quase todo mundo não está bem equipado pra lidar com isso. Na maioria das vezes, regredimos pra dentro e temos medo de nos expressar. Se você tiver algo pra compartilhar ou quiser contar uma história, envie um e-mail. Sabe, estamos aqui pra você”. É difícil não aceitar um ombro amigo. Na situação em que nos encontramos, então, só o convite já ajuda.
O trabalho foi lançado dia 17 de abril de 2020.
Todas as músicas foram escritas, executadas e produzidas pela próprias banda, em Pune, Índia. Uddipan Sarmah é o responsável pela gravação. Mixagem e master são de Adhiraj Singh.
A banda é formada por Uddipan Sarmah, Shubham Gurung, Robert Alex e Sambit Chatterjee.
1. Glued
2. 11 Degrees
3. Dreams Are Real
4. Sleep Now
5. How Am I Supposed To Know (com Ajay Jayanthi)
6. Let Us Try (com Ajay Jayanthi)
7. Maybe There
8. Sleep Again (com Ajay Jayanthi)